segunda-feira, maio 16, 2011

Pele de Criança: Molusco Contagioso

De repente aparece um carocinho. Depois mais 2,3... Quando você menos espera seu filho está tomado de minúsculos carocinhos cor da pele ou ligeiramente rosados. Olhe bem de perto. Parece que alguém fez um furinho com uma agulha no meio? Pois bem, sua criança acaba de ser contaminada por molusco contagioso!

Não, nada a ver com os moluscos da praia. Esse bichinho é, na verdade, um vírus (poxvirus), altamente contagioso e que criança pega de criança. E se a própria criança se coçar, pode espalhar ainda mais (é auto inoculável). Muito mais numeroso em alérgicos por já serem crianças que se coçam normalmente.

E agora, como tratar? Como é uma lesão benigna, tento não ser muito agressiva no tratamento. Acho que isso só traumatiza os pequenos, na maior parte das vezes, bem pequenos (2-5 aninhos). Uma formulação pode ser passada para uso em casa e podemos associar sessões de crioterapia ou cauterização com ácidos, assim como fazemos com as verruguinhas. Só em casos mais refratários, mais extensos ou em crianças que colaborem bastante, faço a curetagem das lesões, sempre passando um anestésico tópico primeiro...
Mas não se assuste nem se fruste com o tratamento,mamães... Demora, dá trabalho... E se é importante tratar? Muito! Lembre-se que a lesão é altamente contagiosa e isso pode se espalhar pra seus outros filhos, amiguinhos, coleguinhas de escola... e pra sua própria criança! Leve-a ao dermatologista!

Um comentário:

  1. Estou com carosos iguais e tenho apena 14 anos de idade , e não sei o que fazer , porque meu namorado pegou de mim tam bem !

    ResponderExcluir