quarta-feira, abril 20, 2011

Compras Coletivas X Procedimentos Estéticos

Quem poderia imaginar – há pouco mais de um ano – que uma reconstrução capilar, um corte de cabelo e uma escova poderiam custar apenas 39 reais em vez dos clássicos 305 reais, preço original do pacote? A promoção é um verdadeiro presente: são 84% de desconto. E não é só. Tem pacote de 10 sessões de drenagem linfática pelo preço de três, limpeza de pele com peeling de diamante que sai por menos de 25 reais, depilação a laser que quase equivale ao preço de uma depilação tradicional e muitas outras ofertas que enchem os olhos do público feminino...

Essa verdadeira tentação atende pelo nome de compras coletivas. As ofertas – que em beleza vão desde manicure até aplicação de toxina botulínica e escova progressiva, passando por drenagem linfática, tratamentos estéticos, massagens redutoras, podologia e clareamento dental, entre outros – são apresentadas em sites especializados nesse tipo de venda, com descontos que podem ultrapassar a margem de 90%. Para que a oferta seja válida basta reunir um número mínimo de compradores.

O que temos questionado, nós médicos e dentistas sérios e éticos, são os riscos, para a saúde e para a beleza, alguns até graves, envolvidos nesses pacotes... Procedimentos como aplicação de toxina botulínica, peelings e depilação a laser exigem indicação médica. Alguns sites informam na oferta que o pacote inclui uma consulta com dermatologista, mas nem todos os estabelecimentos trabalham dessa maneira. Portanto, nos lugares que não tem médico, as chances de ter uma complicação mais séria são ainda maiores (alô,Depil!). Quando uma depilação a laser é realizada em lugares pouco confiáveis – além de não se alcançar o objetivo desejado, no caso, remoção de pelos – pode causar queimaduras sérias, infecções, cicatrizes e manchas. Isso sem contar as consequências graves que a aplicação de toxina botulínica, sem prescrição, pode trazer ao rosto, como paralisia da face e atrofia muscular!! Um simples peeling? Pode causar manchas e cicatrizes permanentes no rosto de uma paciente!

Conclusão: é melhor dar preferência para os estabelecimentos em que o médico faça a análise da pele e o procedimento. Desconfie se um estabelecimento lhe cobrar 100 reais num botox quando um médico paga quase mil por uma ampola! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário