sexta-feira, abril 08, 2011

Pele de Criança: Piolhos!

Atender 2 crianças com piolho no mesmo dia só pode me dizer uma coisa: vem uma infestação de piolhos por aí, amigas! A doença causada pelos piolhos no couro cabeludo é conhecida como pediculose.

O principal sintoma é a coceira na cabeça e no pescoço. Para confirmar a presença deste ácaro, é preciso procurar e detectar os piolhos e as lêndeas no couro cabeludo. As lêndeas são pequenas bolinhas que ficam grudadas no fio do cabelo e são os ovos dos piolhos (eca!).

Procurar um médico dermatologista para tratamento e orientações para evitar reinfestações é o ideal. Podemos passar desde medicamentos tópicos e xampus até medicamentos orais e antibióticos nos casos mais graves. Numa infestação mais intensa, pode haver perda permanente dos fios e ninguém quer sua filha ou filhinho com falhas na cabeça, certo?

O velho hábito de catar as lêndeas com pente fino é crucial pra livrar as crianças da infecção. Os remédios e xampus matam apenas o piolhinho,mas não conseguem penetrar no ovo e matar o bebê piolho ali dentro. Em poucos dias esses ovinhos, se não forem eliminados, vão eclodir e novos piolhos vão aparecer! Ui!

Mas não adianta tratar somente a criança contaminada. Quando um caso de pediculose é confirmado, deve-se checar se os irmãos e os colegas de classe também estão com a cabeça infestada. E os professores devem avisar as famílias quando há suspeita de contaminação. Amei esse bilhetinho!

E dá pra prevenir que seu filho pegue piolho? Bem, nós mães devemos olhar a cabeça dos pequenos com frequência, principalmente se notar coceira.  Lavar os cabelos diariamente, sobretudo no verão, é um hábito de higiene bastante recomendável e que não coloca em risco a saúde dos fios de cabelo. O piolho é um bichinho que não voa nem pula, mas passa com facilidade de uma pessoa para outra através do contato direto, ou pelo uso de objetos de uso pessoal como pente, escova de cabelo, bonés, prendedores de cabelo, etc. Então deve-se evitar compartilhar esses objetos. E a gente observa no dia a dia que as meninas são mais afetadas. Não é uma preferência por sexo. Mas as meninas com cabelos volumosos, longos e encaracolados são as mais susceptíveis à pediculose. Não custa prender os fios pra ir à aula,ok?


Fonte: ABC da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário