sexta-feira, março 25, 2011

Pele de Criança: Queimaduras

Eu ia postar outra coisa, mas pensando no post anterior sobre o bebezinho que teve as pernas queimadas por água quente, você saberia o que fazer se seu filho levasse uma queimadura??
Leonardo está numa fase que reina em tudo! Abre gavetas, tira as coisas de dentro, enfia em outro lugar...Arrasta o pufe e sobe num lugar mais alto, se agacha pra pegar alguma coisa embaixo do sofá, da cama... Ui, que canseira! Não se pode tirar o olho um segundo! Acho que é a partir dessa idade que temos que redobrar os cuidados em prevenção de acidentes...

Depois do carnaval recebi no consultório um pacientezinho de 4 anos com uma queimadura importante no ombro causada por papinha quente. O danadinho, ansioso para comer sua cremogema, puxou a toalha da mesa e o creme quase fervendo caiu no ombro e parte do peito dele... fez uma queimadura de segundo grau... poderia ser mais sério, mas felizmente ficou só o susto! Ensine seu filho desde pequeno a não puxar a toalha da mesa!

A gente sabe que só devemos cozinhar nas bocas de trás do fogão e se isso não for possível, que os cabos das panelas fiquem virados pra dentro. A gente sabe... Mas sua babá ou sua cozinheira tem sido lembrada disso? Observe como anda os preparos de alimentos em casa, ok?

Nunca segure uma criança e líquidos ou alimentos quentes ao mesmo tempo (quantas vezes já não tomei café com Leo no colo! Vixe!); também não prepare o alimento com ela no colo.
Alimentos quentes também podem causar queimaduras. Cheque sempre no pulso antes de servir o bebê. Isso vale pra mamadeiras (pra quem tem o hábito de esquentar... Leo toma com água natural desde sempre!), papinhas e refeições. E nada de soprar pra esfriar, hein? Esse hábito transmite cárie, herpes, estomatite!!!!

Outro cuidado importante é com fósforos, isqueiros e velas... Procure guardá-los em local alto, afastado dos danadinhos. O São João chega já, né? Nada de fogos de bombinhas, rojões ou qualquer explosivo próximo às crianças, certo? Alcool e fogo, então... Não combina!!!!

Lugar de ferro é na área de serviço. E lugar de criança é longe de lá. Não passe ferro com ela próximo. Nunca! Lá em casa hora de passar ferro é quando Leo está na escola.

Ah! E a água do banho...Meu salva vidas quando Leo era recém nascido era esse patinho da foto. A venda por R$31,20 na Abracadabra. Ele mostra a temperatura da banheira (item obrigatório pra quem tem babá!), além de ser um brinquedinho fofinho pro bebê. Outra recomendação é por primeiro a água fria e ir adiconando a quente aos pouquinhos e não o contrário.

E o que fazer na hora da queimadura? Lavar imediatamente com água corrente e fria. Não use gelo que pode queimar ainda mais e nunca, nunca passe manteiga, pasta de dente ou outra coisa grudenta em cima. Circula por aí um email falando da clara do ovo,certo? Na teoria a coisa até poderia funcionar, mas na prática o risco de uma infecção por Salmonella ou outra bactéria não compensa!!!
Numa queimadura maior, a roupa do pequeno pode grudar na pele. Se isso acontecer, corte a parte da roupa grudada e deixe onde está; depois, tire toda a parte que que não grudou.

Se a lesão ficar só vermelha e ardida (queimadura de primeiro grau), um creme de corticoide pode ser prescrito pelo seu pediatra ou dermatologista (ligue pra ele na mesma hora!); mas se houver formação de bolha (segundo grau), corra pro pronto-atendimento mais próximo! Se nos dias seguintes à queimadura você notar surgimento de pús, é sinal que infeccionou. Tá notando uma pele mais escura? Pode estar necrosando!!! Leva a criança ao médico urgente,ok?

Um pouco diferente é a queimadura por choque elétrico. A melhor prevenção é tapar todas as tomadas da casa, mas já vi danadinhos experts em arrancá-las! Lá pra casa comprei uma que só sai com uma chavezinha, vocês conhecem? Mas é um acidente que pode acontecer num hotel, numa loja, na casa da titia... Se a criança está tomando um choque, não toque nela até que a corrente elétrica tenha sido desligada - é preciso tirar o fio da tomada (a vassoura ajuda nessa hora!) ou desligar o desjuntor (muito mais rápido e seguro, danado é lembrar disso na hora!). Depois, a criança tem que ser levada imediatamente à emergência mesmo que pareça estar bem!

E queimaduras solares? Bem, preciso nem dizer como prevenir,não é? Mas podem acontecer,claro! Acho muito válido os geis pós-sol que realmente acalmam a pele, compressas frias e cremes de assadura. Caso a criança esteja reclamando de dor, o médico pode prescrever cremes de corticoide e analgésicos.

3 comentários:

  1. Ouvi falar que leite gelado tb é bom para queimaduras!? Será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo. É o melhor método para queimaduras que já utilizei. Parece ser um anestésico imediato e é muito eficaz. Não sei se é aconselhado para a pele das crianças, mas ao menos para a minha pele é o remédio que adotei.

      Excluir
  2. Nada de alimentos numa queimadura,Karina... melhor opção é água fria corrente. Sempre! E passo sempre lá no seu blog,Fabiana!!! Que bom vc aqui! Bjos e um ótimo findi a todas!

    ResponderExcluir