sexta-feira, agosto 05, 2011

Buchudinhas X Transtornos Alimentares

Os transtornos alimentares estão associados a problemas de fertilidade, gravidez não planejada e sentimentos negativos em relação à gravidez, segundo dados de uma nova pesquisa do King’s College London and UCL, publicado no BJOG (An International Journal of Obstetrics and Ginaecology).
O estudo Avon Longitudinal Study of Parents and Children (ALSPAC) analisou 11.088 mulheres. Elas foram convidadas a preencher questionários na 12° e na 18° semanas de gestação. Do número total de mulheres, 171 (1,5%) tiveram anorexia em algum momento de sua vida, 199 (1,8%) tiveram bulimia e outras 82 (0,7%) haviam sofrido ambas as condições. As 10.636 restantes (96%) formaram o grupo de comparação da população geral.

A maior proporção de mulheres (39,5%) com histórico de anorexia e bulimia levou mais de seis meses para engravidar em comparação com a população em geral (25%).

O estudo descobriu que mulheres com anorexia e bulimia fazem mais tratamento de infertilidade (6,2%) do que a população geral (2,7%). No entanto, as mulheres com anorexia eram mais propensas a relatar gravidez atual não intencional. Neste grupo de mulheres 41,5% disseram que sua gravidez foi não planejada, em comparação com 28,6% de mulheres na população geral. Em comparação com este achado, as mulheres com anorexia e bulimia foram duas vezes mais propensas a considerar que "a maternidade significa um período de sacrifício pessoal".

A maioria das mulheres relatou sentir-se feliz quando descobrem que estão grávidas (71%). No entanto, os transtornos alimentares estão ligados a sentimentos negativos em relação à gravidez. Uma análise posterior mostrou que mais do dobro das mulheres com anorexia e bulimia relatam sentir-se infeliz quando descobrem que estão grávidas (9,8%) em comparação com aquelas da população geral (3,8%) que relatam sentir-se infeliz quando descobrem que estão grávidas.

Resumindo, mulheres que planejam engravidar devem procurar tratamento para seus transtornos alimentares antes da concepção e os profissionais de saúde devem estar cientes da possibilidade da ocorrência desses transtornos ao avaliar a fertilidade e fornecer tratamento para tais condições. As mulheres com transtornos alimentares necessitam de mais apoio profissional durante os períodos pré-natal e pós-natal.

Fonte: BJOG – An International Journal of Obstetrics and Ginaecology de 3 de agosto de 2011
NEWS.MED.BR, 2011. Transtornos alimentares estão associados a problemas de fertilidade, gravidez não planejada e sentimentos negativos em relação à gravidez, diz estudo publicado no BJOG. Disponível em: http://www.news.med.br/p/medicaljournal/227625/transtornos+alimentares+estao+assoc.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário