terça-feira, agosto 23, 2011

O Primeiro Corte de Cabelo

O momento é esperado e até desejado por alguns pais. A gente leva máquina fotográfica, filmadora, celular e, claro, carregamos muitas mechinhas pra guardar e até distribuir aos familiares, mas nem sempre a experiência do primeiro corte de cabelo é boa pros pais e pro bebê (sem falar no cabeleireiro!).

A minha experiência foi traumática: levei Leo ainda com uns 10 meses pra cortar com o Kiko, meu cabeleireiro desde os 17 anos! Ele super paciente, jeitoso, sentou Leonardo no meu colo e tentou distrair de todas as formas. Até colocou um dvd dos Bakyardigans, mas foram 40 minutos de chororô e tortura pra mim (essa foto foi logo no comecinho!). O pior é que as curiosas do salão vinham toda hora olhar quem era esse menino tão escândaloso. Que constrangedor! Pra piorar, ele não quis cobrar porque o primeiro corte de um novo cliente é de graça! Fala sério! Com que cara eu ia voltar lá depois?? Até hoje ele me dá trabalho, mas com a ajuda do Santo Iphone e a escolha de um horário longe da hora de comer e de soninho, a coisa ficou menos difícil...

A proprietária do salão infantil Beverly Hill’s Tipperary Kids, Debby Parker, que corta os fios dos filhos de Heidi Klum e Mark Wahlberg, dá 6 dicas pra tornar ese momento menos traumático a todos:

Chegue cedo. Chegar 15-20 minutos antes da hora marcada dá tempo à criança se ambientar, ver outras pessoas cortando, acostumando com os barulhos...

Deixe-os confortável. Uma cadeira de adulto pode intimidá-los, então sente-os no colo do pai ou da mãe ou numa cadeirinha própria pra criança. Eles amam as que tem formato de carro!

Traga segurança. Não,não um guarda-costas, mas um paninho, chupeta ou brinquedo que traga conforto. Se possível, leve uma boneca querida ou o joguinho preferido. Vale até levar tudo pra mantê-los ocupados com outra coisa que não seja a tesoura!

Esqueça a capa! Isso é muito assutador pros pequeninos. Melhor colocar uma roupinha extra na bolsa pra trocar depois!
 Algumas crianças tem pavor do borrifador. Se for o caso, peça ao salão pra lavar os cabelos usando as mãos ou já leve-os depois do banho,com os fios molhados. Alguns salões já preferem nem molhar mais!
Parabenize a criança quando acabar. Mostre como ficou bonito, pra que isso seja lembrado com uma experiência positiva e divertida! No salão de Debby, as crianças ganham um brinquedinho ou uma bala/pirulito no final do corte, o que traz sempre um sorriso pro rosto!

Fonte: People

Nenhum comentário:

Postar um comentário