quarta-feira, janeiro 11, 2012

A praia e seus imprevistos

Levar os miúdos à praia é garantia de diversão, mas quando um imprevisto acontece, você sabe o que fazer? Vamos a algumas diquinhas:

Queimadura de sol: você aplicou e reaplicou o protetor,mas não sabe o que aconteceu. Seu filho chegou em casa com alguma área muito vermelha e até com bolha! O que fazer? Compressas frias e uma loção pós-sol ajudam, mas às vezes não são o bastante! É interessante ter sempre em casa um creme de corticoide (já prescrito pelo pediatra ou dermatologista) e aplicar algumas vezes por dia em cima.

Queimadura com água viva: o grito e o choro saindo de dentro d’água só pode ser uma coisa: a água viva ou caravela atacou seu filhote. Sabe aquela história de fazer xixi em cima da queimadura? Tem um fundo de verdade, sabe por que? Esses animais marinhos liberam uma toxina muito sensível ao calor, então aplicar água morna,quentinha no local alivia mais rapidamente a dor. Assim que puder, apliquem o creme de corticoide. Agora, se a água viva queimou rosto ou genital ou uma área muito extensa, procure imediatamente atendimento médico!

Queimadura com limão: a fitofotodermatose é uma irritação na pele causada pela mistura de sol com frutas cítricas, principalmente o limão: suco, picolé, o limão espremido nos petiscos... Se notar o contato na hora, lave com bastante água e capriche no filtro solar. Se aparecer uma bolha em casa, passe aquele creminho de corticoide e agende com o dermatologista. Se após alguns dias surgir uma mancha escura em forma de pingo, gotas, líquido escorrendo...não tenha dúvidas: pode marcar com o dermato pra usar um clareador. Nada de sol nesse período e mantenha o protetor.

Furada com Ouriço: além da dor, existe uma grande probabilidade de inflamação e infecção no local. A primeira medida a ser tomada, quando a penetração é bem (BEM!) superficial, é tentar remover os espinhos como se faz com uma farpa qualquer- use uma pinça. A imersão em água morna alivia muito a dor (lembra da água viva?). A ferida deve ser lavada com água e sabão. Se possível faça esguichos de água (com uma garrafinha de soro ou até muma squeeze!). Se o espinho quebrar dentro das ferida e é grande a possibilidade disso ocorrer, procure atendimento médico. Será preciso abrir um pouco a ferida e, talvez, até anestesiar prar remover os pedacinhos que ficarem dentro. Às vezes é preciso tomar antibiótico e até vacina antitetânica dependendo do número de lesões e de cada situação!

Corte na Pedra: se for um corte superficial, lavar com bastante água e sabão. Se o corte for profundo ou houver bastante sangramento, melhor procurar o PS. Atenção a cortes em latas enferrujadas, cacos de vidro e todo tipo de lixo que a gente encontra na praia: o risco de tétano existe, então procure orientação com seu pediatra e mantenha as vacinas em dia! O mesmo vale pra um corte no coral: sempre há risco de infecção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário