terça-feira, janeiro 10, 2012

Pele de Mãe: Axilas Escuras

Verão castigando nossa cidade e quero ver o cristão que guenta sair de casa de manguinha... Não dá, gente! É muito vestidinho de alça, regatinha, tomara-que-caia... E as nossas axilas aparecem mais do que nunca! Mas e se elas estiverem escuras? Ai, que vergonha!

Vários fatores podem interferir no escurecimento das axilas e o fator racial fala forte nessa hora: peles morenas tendem a ter dobrinhas (axilas e virilha) mais escuras. Se a gente também estiver acima do peso, as dobras podem escurecer. E todo mundo que engravidou deve ter convivido por uns meses com tudo mais pigmentado, por ação dos hormônios da gestação.

Outra causa muito comum é o método de depilação. Quem depila com lâmina causa microlesões na pele, ou seja, quanto mais raspar, mais pigmentação pode provocar. Já a cera quente pode queimar a área pelo calor, o que também mancha. Muitos puxões também traumatizam mais. Se encravar então... Haja manchinha!
Um desodorante com alcool pode irritar a pele e manchar. E se desodorante clareador clareia mancha? Tô pra conhecer...
Quem corre, pode se assustar com axilas mais escuras provocadas por assaduras! A gente também observa isso em quem usa muito tecido sintético!

Além de mudar certos hábitos, cremes clareadores podem ser passados por sua dermatologista. Pra quem tem tendência a encravar os pelos (foliculite), a depilação a laser é uma ótima opção. Gosto muito também da combinação de peelings químicos com microdermoabrasão. E esqueça aquelas receitas caseiras que envolvem limão! Não clareia e pode até queimar causando mais escurecimento!

Um comentário: