quarta-feira, janeiro 18, 2012

Buchudinha: Inchaço

Se tem uma coisa que é certeza de acontecer na gravidez é aquele inchaço no final da gestação. Pra algumas mulheres, bem leve, para outras muito incômodo ao ponto de ter que tirar aliança e ter dificuldade até para andar!

Tudo isso porque na gravidez o corpo produz aproximadamente 50% mais sangue e fluidos corporais para suprir as necessidades do desenvolvimento do bebê. O edema (inchaço) discreto é uma condição normal da gestação causada pelos fluidos e sangue adicionais e ocorre nas mãos, face, tornozelos e pés. Esta retenção extra de líquidos é necessária para “amolecer” o corpo, preparando-o para uma expansão necessária à medida que o bebê se desenvolve. O fluido extra ajuda a preparar as articulações da pelve e os tecidos vizinhos para permitir o nascimento do bebê quando chega a hora do parto.
E o aumento dos líquidos corporais é responsável por 25% do ganho de peso das gestantes!!!

Alguns fatores podem afetar o desenvolvimento do edema: temperatura elevada (a gente incha mais no calor!), ficar em pé ou sentada sem mexer os pés por muito tempo, inatividade física, dietas pobres em potássio, alto consumo de cafeína e sal.

E dá pra prevenir ou amenizar o inchaço? Claro!!! Basta ingerir mais alimentos ricos em potássio como bananas, tomates, laranjas, espinafre, melão e melancia; reduzir a cafeína e o sal, bebendo muito líquido, evitar ficar de pé por longos períodos e não ficar sentada com os pés no chão por muito tempo, evitando cruzar as pernas; calçar sapatos confortáveis, evitando saltos altos se possível.
Também dê preferência por deitar do lado esquerdo principalmente no último trimestre da gravidez. Converse com seu médico sobre a possibilidade de fazer drenagem linfática. Pessoalmente, foi o que mais me ajudou!

E a gente deve se preocupar com esse edema? Quando o acúmulo de líquidos é excessivo e vem acompanhado de aumento na pressão arterial ou perda de proteínas pela urina, é um sinal de alerta para a gestante.  Estes sintomas podem indicar uma pré-eclâmpsia! Se o edema ocorrer em apenas uma perna, especialmente se acompanhado de dor persistente e endurecimento da panturilha  pode significar uma trombose e o obstetra deve ser procurado rapidamente!!

Fonte:ABC.MED.BR, 2010. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário