segunda-feira, janeiro 16, 2012

Doença Celíaca

O glúten é uma proteína presente no trigo, cevada, centeio, aveia e em todos os seus derivados, como a farinha, farelos, germe... Ele é formado quando se adiciona água à farinha, onde seus dois componentes (gliadina e glutenina) se aglomeram para formar a massa. Conforme a massa é trabalhada, o glúten confere elasticidade, plasticidade e adesividade, permitindo o crescimento do pão, sua maciez e boa textura. Entretanto, esta proteína pode não ser bem digerida por alguns indivíduos, resultando em uma alergia ao glúten.


A alergia ao glúten, também conhecida como doença celíaca, é hereditária e considerada uma desordem auto-imune, na qual o organismo ataca a si mesmo. O glúten agride e danifica o intestino delgado e prejudica a absorção dos alimentos. 


Os sintomas podem surgir em qualquer idade após o glúten ser introduzido na dieta e incluem diarréia crônica ou prisão de ventre, inchaço e flatulência, irritabilidade, e pouco ganho de peso. Os pacientes podem apresentar atraso de crescimento e da puberdade, anemia da carência de ferro, osteopenia ou osteoporose, exames anormais de fígado, e uma erupção na pele que faz coçar chamada dermatite herpetiforme. No entanto a doença celíaca também pode não apresentar nenhum sintoma, e neste caso há exames de sangue específicos para confirmar o diagnóstico ou pode ser realizada uma biópsia através da endoscopia.

Por conta da gravidade da doença, desde 2003 ficou sancionada a lei em que todos os produtos industrializados devem ter nos rótulos as indicações “contém glúten” ou “não contém glúten”.

O tratamento consiste na eliminação de alimentos que contém glúten da dieta. O trigo, a aveia, o centeio e a cevado devem ser substituídos pelo milho, arroz, batata e mandioca, sendo considerados alimentos permitidos os grãos, gorduras, óleos e azeites, legumes, hortaliças, frutas, ovos, carnes e leite, lembrando sempre que a dieta deverá atender às necessidades nutricionais do indivíduo. Além da dieta, o paciente celíaco deve estar atento também à composição dos medicamentos prescritos para ele. A dieta sem glúten deve ser seguida por toda a vida. Eu achei esse adesivo super importante pra por na lancheira e material que nossos filhos levam à escola. É essencial que as professoras e auxiliares saibam da alergia!
Fonte: www.doencaceliaca.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário