terça-feira, janeiro 25, 2011

Ração Animal Traz Risco Às Crianças

Desde que nasceu Leonardo convive com um cachorrinho. A primeira palavra que falou foi papai, a segunda foi Zizu (antes de falar mamãe pro meu arraso!)! E quando engatinhava tinha a mania de pegar a ração dele do potinho e dar na boca do cachorro! Eu achava tão lindinha a amizade dos dois. Não imaginava o risco que a manipulação da ração poderia trazer!
A revista Pediatrics publicou um artigo relatando que rações de cães e gatos são alvos da salmonela. O contato pode fazer mal à saúde das crianças, principalmente as menores de dois anos, muito mais vulneráveis a doenças e infecções. Um animal que comeu a ração com salmonela pode fazer cocô contaminado até doze semanas depois do contágio, mesmo sem apresentar qualquer sintoma.
O artigo revelou que os casos de salmonela em crianças menores de dois anos foram maiores nas casas em que os animais eram alimentados no mesmo ambiente onde os alimentos são preparados e consumidos, na cozinha.
O motivo é o maior contato que as crianças têm com o ambiente contaminado como a ração, tigela de alimentação do animal e o chão onde o animal faz suas necessidades.
Esse estudo foi realizado depois que 79 pessoas, quase a metade crianças menores de dois anos, foram contaminadas pela salmonela entre os anos de 2006 e 2008.
Para a prevenção de doenças, principalmente em casas que convivem crianças e animais de estimação, alguns hábitos são essenciais como lavar as mãos após o contato com os animais, suas tigelas e rações, limpar e desinfetar com frequência a área e a tigela de alimentação dos bichinhos (a tigela deve ser limpa em local diferente da pia da cozinha) e evitar que as crianças brinquem nas áreas de alimentação e com a ração dos seus companheiros.

Fonte:Bruno Rodrigues, Guia do Bebê

Nenhum comentário:

Postar um comentário