sexta-feira, janeiro 28, 2011

O Que Um Desenho Pode Revelar Sobre A Criança?

O que seus filhos andam desenhando? Rabiscos, cores fortes, carinhas felizes ou tristes? Até os 3 anos é normal a criança apenas rabiscar. Após essa idade os traços já devem tomar formas e as cores vão criando sentido a partir dos 6-7 anos.

E o que ela rabisca? Um mundo perfeito com castelos, princesas, animais na floresta, família, casinha... é sinal que essa criança provavelmente recebe muito amor e carinho em casa.

Traços finos, quase apagados pode querer dizer insegurança. Já o traço muito forte pode revelar angústia.

O uso de cores muito fortes como vermelho pode revelar raiva, irritação ou que a criança está vendo muita violência; assim como o excesso de preto, pode revelar depressão.

Temas freqüentes: a criança que só desenha luta, pode estar vivendo uma situação de conflito dentro de casa. Temas sexuais merecem muita atenção! Pode revelar algum tipo de abuso! Cenas irreais como um homem voando ou gente sem cabeça pode fazer parte da imaginação da criança,mas chama atenção se tornar-se repetitivo.

Partes do corpo: desenhar figuras sem braços ou pernas deve ser investigado. Pros especialistas, braço quer dizer independência e as pernas, afetividade. Se sua filha tem mais de 10 anos de idade e continua desenhando meninas em forma de palito,cuidado! Pode ser o primeiro sintoma de anorexia. Meninos dessa idade que desenham palitinho e sem as roupas também merecem atenção!

A ausência de figuras importantes na família como o pai ou o irmãozinho que acabou de nascer também merecem uma conversa. Na verdade, deveríamos conversar sobre o que nossas crianças andam desenhando. Perguntar do que se trata, como ela se sente em relação ao que desenhou, se está feliz... Tente entender os sentimentos da criança (tristeza, angústia, insegurança...) e ofereça ajuda. Caso não consiga, procure ajuda psicológica.

Fonte:Revista Ana Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário