quinta-feira, janeiro 27, 2011

Escolinha: A Volta Às Aulas

Ontem fui à reunião dos pais com as professoras na escolinha do meu filho. O objetivo era apresentar a escola aos pais “novatos” esclarecendo o método de ensino, os projetos, a agenda, a alimentação... pouca novidade pra mim que já sou “veterana”, mas deu pra captar algumas coisas que achei interessante pra compartilhar com vocês....

A proximidade do retorno às aulas costuma gerar ansiedade e preocupação aos pais de primeira viagem, mas principalmente às crianças. Pra amenizar a insegurança dos pequenos é importante conversar com eles, explicar que é um lugar legal, que ele vai brincar com os novos amiguinhos, vai aprender coisas novas, pode se melar de tinta, brincar de massinha, desenhar (é bom exaltar uma atividade que ele goste muito de fazer)....

Mais difícil talvez é se adaptar aos novos horários. Se seu filho estuda pela manhã é bom já começar a ir dormir um pouco mais cedo, voltar a tomar café da manhã no horário da família... se estuda à tarde, a hora do almoço deve ser respeitada, evitando o cochilo logo em seguida.

No dia anterior ao início das aulas, arrume a mochila, a lancheira (lembre de marcar o nome da criança em tudo- já demos dicas aqui de adesivos personalizados) e deixe a fardinha separada. Muito comum entre os pequeninos é não querer usar a farda. A orientação dos especialistas (se a escola concordar) é levar a criança com sua roupa normal,mas mostrar na escola que todos os amiguinhos usam a fardinha. Logo,logo ele vai querer usar. Ah! Se a criança vai usar o uniforme do ano anterior é bom provar pra ver se ainda cabe!

Se seu filho vai usar transporte escolar, confira se o veículo e o motorista estão devidamente cadastrados pelo Detran. Verifique as condições de higiene e segurança do carro (tem cinto de segurança para todos?). Acho a presença de um auxiliar importantíssima. Ah! obsrve onde ele pega e deixa o seu filho. Já vi transporte deixando a criança na esquina e ela ir andando até chegar na porta do prédio ou da escola!!!!

No primeiro dia de aula, é bom chegar cedo. Pros “calouros” uma visita uns dias antes é muito importante pra criança já se familiarizar com o local. Na fase de adaptação, recomenda-se que apenas uma pessoa acompanhe a criança. Evite leva a família inteira! Fique durante um período na sala de aula, incentive o pequeno a participar das brincadeiras e, assim que notá-lo mais enturmado, retire-se da sala. Algumas escolas tem uma adaptação orientada: as aulas começam uma semana antes do resto da escola, tem duração menor na primeira semana e o tempo de permanência na sala vai aumentando conforme a criança vá se acostumando. Para pais sem tempo, não há problema nenhum em que a babá faça a adaptação da criança. Algumas professoras dizem até que é mais fácil com a babá do que com a mãe! Rsrsrrs... pode levar a chupeta, o paninho ou o ursinho? Claro que sim!

Achei muito interessante duas coisas: nunca perguntar a criança se ela quer ir pra escola. Eles são muito pequeninos,não tem noção da escolha. E mesmo pros maiorzinhos, se responderem não, o que você vai fazer? Não levá-lo???
Na hora de se despedir, dê um abraço, um beijo e diga que vai voltar. Como os pequenos não tem noção de tempo nunca diga que volta já ou logo, diga que voltará depois que ele tomar o banho ou almoçar ou quando estiver escurecendo... dê uma idéia real da hora que você chegará. Isso gera menos ansiedade e quando a hora chegar, ele verá que você cumpriu o prometido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário