terça-feira, janeiro 04, 2011

Escolinha: Material Escolar

Hoje fiz a matrícula de Leonardo na escolinha. Recebi a 'listinha" de material e a escola ofereceu a opção de comprar na própria escola. Preferi eu mesma comprar. Não, não sei se será vantagem, só depois das compras,mas já tive uma boa notícia assim que recebi a listinha: em conformidade com as orientações do Procon, a lista já veio com alguns itens cortados excluídos. Menos mau,né? Então confiram se na listinha de seus filhotes contam na relação apenas produtos diretamente relacionados ao processo didático-pedagógico e de uso específico do alunos. Materiais de uso coletivo, como papel higiênico, material de limpeza, tinta para impressora e álcool, entre outros, já estão embutidos nos custos das escolas e são repassados no valor da mensalidade. Portanto, sua solicitação é proibida.
E a resma de papel? Se o papel for utilizado para atividades do aluno dentro da sala é perfeitamente aceitável. Se for utilizado para confecção de provas, deve ser custeado pela própria instituição de ensino.
Lembre-se ainda que o estabelecimento de ensino não pode exigir marca, modelo ou determinar o estabelecimento comercial no qual a compra deve ser efetuada.

Como economizar?
É importante que ,antes de sair às compras, pais e alunos verifiquem os itens que restaram do período letivo anterior – como tesouras, pastas, caixa de lápis de cor, canetas - e avaliem a possibilidade de reaproveitá-los. Em seguida devem pesquisar preços em pelo menos três locais de vendas desses materiais.
Segundo o Procon, os pais devem ter cautela na hora de comprar materiais em “promoção”. Há casos em que as lojas, ao venderem alguns produtos mais em conta, repassam um valor mais alto a outros produtos. Portanto, é interessante fracionar a compra em outros estabelecimentos. Vale checar na internet também,certo (confira se o frete é grátis)?
O órgão de defesa do consumidor orienta ainda que produtos de marca e da moda, normalmente mais caros, não são necessariamente de melhor qualidade. Por isso, melhor evitar levar os filhos na hora da compra para não ser influenciado na escolha! a economia pode chegar a 70% !!!!

3 comentários: