segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Pele de Mãe: Alergia a Níquel

Alguma vez você chegou em casa com o punho coçando após usar uma pulseira ou arrancou o brinco na festinha mesmo onde estava porque não aguentou ficar com ele?? Pois você deve ter alergia a níquel, um dos principais componentes usados em bijuterias e metais de roupa (fivelas, botões...) e até alguns aparelhos de celular!

A dermatite de contato ao níquel começa com um eritema (vermelhão) que coça podendo formar uma casquinha, seguida de descamação. Em casos mais graves pode haver formação de bolhinhas com a presença de secreção. Se a paciente persiste o uso da bijoux podem acontecer pequenos cortes (fissuras) até com sangramento!! Haja amor a uma peça assim, não é?

Pra sair da crise, medicamos com cremes antialérgicos e digo uma frase a minhas queridas pacientes: "Essa é uma alergia de princesa! Não tem quem quer, só quem pode! Vai ter que usar joias de ouro, cherry!". Só lembrando, em casos de brincos, principalmente, que a tarracha tem que ser de ouro também, tá??

Praquelas que usam o truque de passar o creme antialérgico todo dia pra não ter que se desfazer dos penduricalhos, um aviso: o uso crônico desses medicamentos levam à atrofia da pele, então você pode rasgar o seu lóbulo da orelha! Aí já viu,né? Nem de ouro nem besouro!!

4 comentários:

  1. Eu tenho alergia a tudo menina. O interessante é que a alergia aparece e depois some. Já tive a meu relogio, fiquei com uma bola vermelha no pulso. E a ultima foi a minha aliança, que é de ouro da Vivara. Meu dedo ficou igual ao da foto, parecia uma queimadura. Suspendi o uso por uma semana sem usar nada, e depois voltei a usar e nunca mais tive. Muito chato essas alergias, affffffff.

    ResponderExcluir
  2. Quem manda ser uma princesa??? rrsrsrs... bjo

    ResponderExcluir
  3. Pois eh estou com esta alergia também!
    E a ouro também tive em um dedo mudei pro outro e agora estou no outro também!
    O que faço?

    ResponderExcluir
  4. A minha alergia começou com os brincos, depois notei que quando usava pulseira meu pulso também ficava coçando e aparecia bolinhas vermelhas.. agora até no dedo que uso anel de ouro apareceu essa bendita. Será que não tem mesmo nenhum medicamento pra amenizar essa reação? Estou preocupada, pois tenho piercing no nariz e no umbigo e não queria tirar :(

    ResponderExcluir