segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Quanto Cresce Uma Criança?

Ontem a gente foi tomar um banho de piscina e só tinha pequenininhos. Minha sobrinha, que tem 7 anos, ficou feliz ao ver uma amiguinha da idade dela chegando. Daí eu disse: " vai lá! pergunta o nome dela, quantos anos ela tem, onde ela estuda..." A bichinha voltou decepcionadíssima porque a coleguinha só tinha 4 anos! E era altíssima! Da altura da minha sobrinha! Daí a gente enlouquece,né? Será que os nossos são pequenos?? Afinal, quanto cresce uma criança?
Todos os pais devem fazer o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento de seus filhos com um pediatra. Existe uma previsão do quanto cresce uma criança de acordo com a faixa etária na qual se encontra, mas existem variações individuais que são consideradas normais e uma medida esporádica não é tão importante como o seguimento a longo prazo!

Qual é o crescimento esperado na fase intrauterina? No início da gestação, o crescimento médio é de 1,2 a 1,5 centímetros por semana. No meio da gestação o feto cresce cerca de 2,5 centímetros por semana e logo antes do nascimento esta medida passa para 0,5 centímetro a cada semana.

Quanto cresce um lactente? No primeiro ano de vida, o lactente ganha cerca de 25 centímetros no ano. Já no segundo ano, o ganho é menor, sendo de mais ou menos 15 centímetros no ano. E nesta fase a estatura familiar tem pouca importância sobre o crescimento.

E na fase pré-puberal? Este período vai do terceiro ano de vida até a puberdade e o crescimento é de 5 a 7 centímetros ao ano. Isto mostra uma velocidade de crescimento mais estável nesta fase da vida.

Durante a fase puberal o que é esperado? O crescimento puberal ocorre mais cedo nas meninas, mas o estirão puberal é maior nos meninos. Na fase puberal final o crescimento é lento, cerca de 1 a 2 centímetros ao ano e tem uma duração média de 3 anos.


Fonte: ABC.MED.BR, 2011. Crescimento infantil. Quanto cresce uma criança?. Disponível em: http://www.abc.med.br/p/saude-da-crianca/170602/crescimento+infantil+quanto+cresce.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário