quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Intolerância À Lactose

Eu passei parte do início do ano bem mal. Foram quase 15 dias com episódios de diarréia, cólicas, perda de peso e muito, muito estresse. Como tenho um histórico importante de câncer na família fiz logo todos os exames possíveis e imagináveis (endoscopia, colonoscopia, exames de sangue, urina, fezes, ultrassons do corpo todo...)! O diagnóstico foi intolerância à lactose (IL)!
Bebi leite do peito aos 18 anos- até quando entrei na faculdade e descobri as maravilhas do café! Rsrsrs... Desde então apenas o queijo e, ocasionalmente, creme de leite ou leite condensado faziam parte do cardápio. Nunca pensei em desenvolver esse quadro e de forma tão severa!

Mas o que é essa intolerância? É a incapacidade de aproveitarmos a lactose, ingrediente característico do leite animal ou derivados (laticínios) que produz alterações abdominais, no mais das vezes, diarréia, que é mais evidente nas primeiras horas seguintes ao seu consumo. Atinge 25% dos brasileiros!

Como se desenvolve? Na superfície mucosa do intestino delgado há células que produzem, estocam e liberam uma enzima digestiva (fermento) chamada lactase, responsável pela digestão da lactose. Quando esta é mal absorvida passa a ser fermentada pela flora intestinal, produzindo gás e ácidos orgânicos, o que resulta na assim chamada diarréia osmótica, com grande perda intestinal dos líquidos orgânicos. Existem pessoas que nascem sem a capacidade de produzir lactase e, enquanto bebês, sequer podem ser amamentados, pois surge implacável diarréia. Também pode ser transitória, causada por alguma infecção intestinal bacteriana, muito comum em crianças (como ilustra a figurinha lá de cima). A concentração da lactase nas células intestinais é farta ao nascermos e vai decrescendo com a idade! Ui, amigas, sinal dos tempos!!!

O que se sente? É variável de pessoa a pessoa e de acordo com a quantidade ingerida e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar. Os pacientes percebem aumento de ruídos abdominais, notam que a barriga fica inchada e que eliminam mais gases. Nos casos mais intensos podem ocorer fortes cólicas e diarréia líquida logo após a ingestão do alimento.

Como se trata? Não existe cura para a IL,mas é possível tratar os sintomas limitando ou, em alguns casos, evitando produtos com leite ou derivados. Muitas pessoas com IL conseguem ingerir leites deslactosados e outros produtos com baixo teor de lactose sem sentir os sintomas. Com o passar do tempo e uma adaptação aos hábitos alimentares, cada pessoa aprenderá sobre quais alimentos lácteos poderá ingerir sem sentir sintomas.

Que alimentos devo evitar e posso comer? Como eu falei, a intolerância é relativa,mas é bom saber onde encontramos a lactose pra observar como cada organismo funciona em contato com esses alimentos:

Tem lactose: leite condensado integral / desnatado, creme de leite integral / desnatado, leite integral /semi-desnatado / desnatado de vaca, cabra e ovelha; chantilly, iogurte comum, requeijão, queijos frescos, queijos processados, barras de cereais com cobertura de chocolate, maionese, achocolatados, pães para cachorro quente / cheeseburguer, sopa creme instantânea, temperos em pó / tabletes, biscoitos recheados, risoles, panquecas, molhos para saladas, misturas para bolos, purê de batatas, ovos mexidos, pudins, doce de leite, souflês, licores cremosos; pizza, lasanha ou qualquer massa ou preparado a base de queijo; adoçantes (alguns chegam a ter 95% de lactose! #espanto!).

Liberados parcialmente (a depender do grau de intolerância): leites com baixa concentração de lactose (Sereníssima ou Batavo Sensi), queijos amarelos (cheddar, manteiga, prato- mas lembre-se que não são saudáveis!) ou maturados (parmesão) , iogurte com lactobacilos vivos, leites fermentados (Yakult), chocolate meio-amargo / amargo, manteiga, margarina.

Estão liberados: leite de soja, creme de leite de soja, lieite condensado de soja, iogurtes de soja, queijo tofu, proteínas isoladas de soja (whey protein), chocolate de soja, cacau em pó, doce de soja, doce de coco, chantilly Vegetal , leite de coco, pão francês, pão de forma integral, biscoitos integrais, mostarda, maionese caseira, massas (fettucine, macarrão), massa para pastel, ssorvetes e picolés de fruta, cereais matinais, geléias, creme de amendoim, merengue, quindim, balas de coco, doces em calda, tahine.

Fonte: ABC da Saúde e http://www.semlactose.com/




2 comentários:

  1. ótimo post, bem explicativo como sempre. (p mim seria muito dificil ter IL pois adoro leite e derivados) mas as alternativas são enormes né...
    obrigada
    bjsss

    *sem querer ser chata(desculpe!rsrs) não esqueça de postar sobre dermatite atopica em crianças.
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Tô esquecida,não, Joana!! Aguarde pra segunda!! bjinhos!

    ResponderExcluir