quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Carne Moída

Vocês compram carne moída no supermercado? Nossa! É item obrigatório na listinha lá de casa porque a gente usa nas refeições do Leo, pra fazer macarronada, lasanha, bolo de carne, panqueca, pastel de forno, almôndega, cachorro-quente... Vocês sabiam que não se deve congelar carne crua moída?

Segundo o Blog BabySol, de Solange Burri, quando descongela, qualquer alimento perde água. Essa água transporta sempre, no caso da carne, sangue (que não é mais do que um caldo nutritivo e rico em ferro, que as bactérias adoram). No caso da carne moída, cada pequenina porção representa uma parcela de exposição ao ar e de contato com bactérias que, aproveitando o caldo nutritivo que se forma se desenvolvem MUITO rapidamente... Ora, multiplicando cada porçãozinha da carne moída pelos milhares de porções que 1 kg tem, conseguem perceber agora porque se trata de um dos alimentos mais perecíveis de todos??? Eca!

A salvação:
a) Comprar em pedaços, congelar assim e picar ou moer na hora de cozinhar (vai ter que cozinhar a peça toda!);
b) Comprar picada ou moída na hora, ou embalada, e cozinhar no próprio dia (eita!)!
c) Comprar picada na hora com o tipo de carne que escolheu, cozinhar e depois congelar em porções...O mesmo problema não acontece com a carne cozida!!!!! Acho que assim é mais fácil.

Outra coisa: a carne descongelar a temperatura ambiente? NUNCA! Sempre na geladeira, de véspera, ou no micro-ondas em SOS. Combinado?

Pra quem quer moer em casa dou a dica do Moedor de Cane Fun Kitchen do Shoptime (ai, sou fã do Botine! Rrsrsrsr...): é elétrico, bonitinho e custa R$179,90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário