quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Mamãe Natureza: Máquina de Lavar

A gente sabe que um dos maiores consumidores de energia em nossa casa é a danada da máquina de lavar. Achei super interessante as dicas do Modern Mom pra economizar na conta de energia e ajudar a natureza:

1. Vista as roupas mais de uma vez ou pelo menos tente. Nem sempre a roupa que a gente usou pra ir na padaria ou no cinema chegam sujas em casa. Jeans, camisolas, jaquetas,coletinhos, blazers... dificilmente sujam com apenas um uso. Isso significa menos roupa na máquina,menor gasto!

2. Encha o Tanque! Usar a máquina na sua maior capacidade consome menos energia,mas não vale topar a máquina ao máximo porque aí a roupa não vai sair limpa, uma roupa esfrega demais na outra,daí desgasta... Junte roupa pra lavar,mas nem tanto!

3. Ciclos curtos: algumas máquinas oferecem vários ciclos de limpeza, onde se lava a roupa mais de uma vez ou repete a centrifugação... ciclos simples consomem menos. Deixe os ciclos mais longos só se realmente a roupa estiver muito encardida.

4. Lave Frio: no exterior é muito comum as máquinas possuírem a opção de lavar com água quente. É claro que isso consome mais energia. Praquelas que acham que o encardido só sai mesmo com o calor ao invés de água quente faça a opção pelo morno. É eficaz da mesma forma!

5. Ponha de molho: se a roupa estiver com manchas ou muito encardida ponha de molho antes da lavagem. Isso economiza um ciclo,pelo menos.

6. Limpe sempre a máquina: crie o hábito de sempre limpar aquele compartimento onde a sujeira se armazena. Fazer ciclos de limpeza de forma periódica (uma vez ao mês, pelo menos) ajuda no melhor rendimento da máquina.

7. Tempo de sacagem: algumas máquinas já vem com a opção de secagem,mas nem sempre é necessário esse tempo todo. Além de desgastar mais a peça, consome mais energia. Sempre que a máquina der uma paradinha,confira se a roupa já secou.

8. Aposente sua máquina velha: uma máquina de lavar ou secar muito antiga consome mais energia.Verifique se já não está na hora de adquirir um modelo novo e sempre confira se pertencem à categoria A de eletrodomésticos.

9. Lave à mão: concordo que é um saco,mas algumas roupas exigem a lavagem manual. Sempre confira na etiqueta! Roupas íntimas,lenços, roupas delicadas, roupas de bebê e crianças... todas devem ser lavadas no tanque!

10-Parece que as máquinas e secadoras com abertura frontal consomem menos. Além de poder empilhar uma em cima da outra pra economizar espaço, são mais lindinhas!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário