segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Você Viu? Pais estão deixando de ler conto de fadas!

Uma das lembranças mais fortes da minha infância eram uns discos coloridos que eu colocava na minha vitrolinha acompanhados de um livrinho, que contavam um conto de fadas. Eu tinha todos! Chapeuzinho, Três Porquinhos, Rapunzel, Branca de Neve (meu favorito!) e cia.

Pois um estudo encomendado pelo Canal de Tv Watch com 2000 pais mostrou que os mesmos estão deixando de ler as histórias aos seus filhos por serem muito assustadoras ou antiquadas! A pesquisa mostrou que os pais preferem ler livros mais modernos e sem termos pejorativos como anões. Livros que falam sobre sequestro de crianças como Rapunzel ou sobre a morte, como em Chapeuzinho Vermelho, foram alguns dos rejeitados pelos pais! Cachinhos Dourados e os Três Ursos também foram deixado de lado por destacar o roubo! Alguns contos não ganham mais a atenção dos pais por mostrarem a história de uma jovem que faz apenas trabalhos domésticos ou por serem muito irreais como Cinderela e o Pé de Feijão, respectivamente.

Pra encerrar, os pais ainda contaram que não leriam um conto de fadas para seus filhos até que eles completassem 5 anos, já que as crianças fariam muitas perguntas estranhas!

Quer saber? Achei tudo uma baboseira! Acho que através dos contos, a criança aprende a sonhar, a se imaginar princesa ou príncipe... A violência, as drogas, o mau está aí, gente! Não adianta tapar o sol com a peneira. Através de João e Maria  podemos ensinar a nunca desobedecer os pais; Branca de Neve ensina a não aceitar nada de estranho; Pinóquio mostra que mentir é feio. Eu contei pra Leonardo que o Lobo Mau devorou a vovozinha e ele me perguntou como ela saiu da barriga dele. Eu disse que o caçador cortou a barriga com uma faca, assim como o médico fez pra ele sair da minha barriga... Pronto, ficou satisfeito. Meu marido achou a resposta muito forte,mas na hora nem pensei. E quer saber? Toda vez que conto a história, conto de um jeito: digo que o lobo vomitou a vovó, que ela se escondeu embaixo da cama, que fugiu pela janela... Ele a-do-ra!  E vocês, contam historinhas pros seus filhotes ou também deixaram de contar? Quero saber!
Fonte:Revista Crescer

2 comentários:

  1. Sempre contei esses clássicos para a mais velha e ela sempre amou e hj tem 13 anos e adora ler, estou fazendo o mesmo com a de 1 ano e ela já pega seus vários livrinhos e nos conta as historias do jeitinho dela!

    ResponderExcluir
  2. Legal,Giselle! Acho tão importante manter essa fase da fantasia. Se esses contos são lidos há anos porque mudar agora? Fora o benefício da leitura que permanece por toda vida!!! Bjos

    ResponderExcluir