quarta-feira, fevereiro 01, 2012

Na Escolinha: Rinite Alérgica

Ai, lá foi meu pequeno pra escolinha hoje de manhã... Surtou quando viu a farda, mas até que saiu tranquilo quando eu disse que agora ele ia estudar na sala dos meninos grandes, que tem vista pra rua! Hehe! Mas saiu de casa com uma rinite...

Vocês sabiam que a rinite alérgica é a doença crônica mais comum na infância? Claro que tem o fator genético, mas fatores ambientais interferem diretamente! O nosso prédio está trocando o revestimento da fachada, então dá pra imaginar a poeira que tá a minha casa, não? E tome coriza, coceira no nariz, espirros... 

Nos casos mais graves, essa irritação pode inflamar estruturas próximas ao nariz como olhos, ouvidos, seios da face e até pulmões, daí ser bem comum a gente ver, junto de um quadro de rinite, conjuntivite, sinusite, faringite, amigdalite, bronquite e mais outras "ites" (ite quer dizer inflamação!).

Agora imagine se, com toda via respiratória congestionada, essa criança vai dormir bem! Vai ter um sono agitado, acordar muito, dormir de boca aberta, roncar... A consequência de uma noite mal dormida? sonolência durante o dia, desatenção na escola, mau humor, ou seja, queda no rendimento escolar! Já soube de criança medicada pelo psiquiatra como déficit de atenção e todo o problema era uma simples rinite!

O tratamento é feito com antialérgicos, mas deve-se escolher os mais modernos, que não dão sono. Mudanças no ambiente em casa (higiene rigorosa, controle dos ácaros) é essencial. Nos casos mais resistentes, as vacinas tem se mostrado bem efetivas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário