terça-feira, julho 12, 2011

A Vida Sem Babá

Se aprovada, a nova lei das empregadas domésticas (e babás) vai mudar um bocado com os hábitos de nós, mães. É comum aqui no Nordeste, termos babás que dormem no emprego e folgam de 15 em 15 dias. Com as novas regras, o recolhimento do FGTS e, principalmente, o pagamento de horas extras, vai encarecer tanto a profissão de babá que as famílias terão que repensar suas vidas sem elas...
A minha babá abandonou o emprego nesse fim de semana... Saiu de folga e não voltou nem deu explicações... Questionei, desesperada, no Twitter o que uma mãe, que trabalha fora faz, quando fica sem babá... Vamos as opções:

CRECHE
Levar pra creche do trabalho ou deixar o dia inteiro ou meio horário (quando possível) na creche/escola.

CASA DE AVÓS
Se os avós ainda estão aptos a cuidar da criança, é uma excelente opção.

LEVAR AO TRABALHO
Se o empregador permitir, levar a criança e uma mala de atividades ao trabalho facilita as coisas. Bebês pequenos e crianças maiores se adaptam mais facilmente.

TIRAR FÉRIAS
Uma opção pra se dedicar tempo integral à criança enquanto procura por outras opções

DEIXAR COM A EMPREGADA
Se a criança tem uma rotina bem estabelecida e a empregada doméstica concordar em ajudar é uma opção excelente. Uma remuneração extra pode ser combinada durante o período.

REVEZAMENTO COM O PAI
Às vezes o emprego da mãe ou do pai permitem uma certa flexibilidade. Se a criança está um horário na escola, o outro horário pode ser revezado com o pai, tipo: a mãe fica com as tardes de segunda, quarta e sexta e o pai com terça e quinta...

BABY SITTER / FOLGUISTA
Algumas felizardas só trabalham um horário, mas gostariam de ir a um cinema, peça de teatro ou sair pra jantar apenas com o marido,p.ex... A contratação de uma folguista,é bem comum por aqui. Já a baby sitter, tão comum no exterior, é uma profissão que tem tudo pra se firmar com a aprovação da nova lei...

E vocês, meninas, como se viram sem a babá?? Compartilhem conosco a experiência temporária ou permanente que escolheram. Alguém teve que abandonar a profissão ou trabalhar em casa???

Um comentário:

  1. Edinha, eu nunca gostei de babá e nem tenho empregada doméstica, só faxineira. Desde pequena, a minha filha ficava revezando na casa da minha mãe e minha sogra. COm 1 ano e 5 meses tive que colocar na creche/escola Acalanto pois minha sogra adoeceu e minha mae nao daria conta sozinha.Essa escolinha foi perfeita.. ela ficava lá até 15h mas eles têm horário integral.
    Hoje, com 3 anos, ela vai pra escola (Patinho) até 12h e à tarde fica comigo pois agora trab ate 12h. Quando tenho algum compromisso, deixo com minha mãe ou cunhada.... e vamos simbora!

    Quem tá acostumada com babá sofre quando estao sem elas. Mas é uma mão na roda quando a gente quer sair. :)

    ResponderExcluir