quinta-feira, setembro 30, 2010

Crianças X Desenhos na TV

Um estudo americano avaliou a influência de alguns desenhos infantis no aprendizado de crianças. Um grupo de 51 crianças e bebês foi avaliado a cada 3 meses a partir dos 6 meses de vida. Os registros incluíam a programação, o conteúdo e a audiência pretendida.
Usando técnicas de modelagem hierárquica linear, as curvas de crescimento examinavam a relação entre a exposição a tv e o aprendizado do vocabulário e habilidades de linguagem expressiva.
A educação dos pais,a interferência de cada lar e a performance cognitiva de cada criança foram estatisticamente controladas.
Os achados demosntram a importância do conteúdo e tipo de programa ao descrever os efeitos da mídia.
Aos 30 meses, assistir Dora,a Aventureira, Arthur, Clifford, Blues Clues ou Dragon Tales (Historinhas de Dragões), resultou um ótimo vocabulário e altos pontos no escore de linguagem expressiva!

Assistir Teletubies foi relacionado como o menor aprendizado de palavras e menor linguagem expressiva.

Assisitir Vila Sésamo foi relatado apenas uma pequena pontuação no gráfico de linguagem expressiva.

E Barney e seus amigos, marcou baixos pontos em vocabulário e uma linguagem mais expressiva.

Fonte: meu irmãozinho Arthur que me mandou esse excelente estudo Infants’ and Toddlers’ Television Viewing and Language Outcomes de Deborah L. Linebarger ,University of Pennsylvania (dlinebarger@asc.upenn.edu) e Dale Walker,University of Kansas.

2 comentários:

  1. Olha que coisa..... HOJE lá no laboratório chegou uma menininha de 2 anos e 10 meses que aprendeu a contar até 10 em inglês e as cores em inglês somente assistindo esse desenho da Dora, no discovery e em seus dvds. Fiquei encantada! detalhe: nem entrou na escola ainda!!!
    Essas crianças aprendem numa facilidade!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois,é,Sandra...A danada da Dora e seu primo Diego são desenhos muito bons,além de ensinarem muito sobre meio ambiente,né? Acho o quizz do final bem legal... E tome Dora pra essa turminha!!!!!

    ResponderExcluir