sexta-feira, setembro 03, 2010

Buchudinhas: amamentação X diabetes

Em trabalho publicado no The American Journal of Medicine, concluiu-se que independente da atividade física e do índice de massa corporal futuros, o risco de diabetes mellitus tipo 2 aumenta com as gestações a termo não seguidas de pelo menos um mês de amamentação.
A lactação já foi associada à melhoria no metabolismo da glicose. O presente estudo explorou a associação entre lactação e o risco de diabetes mellitus tipo 2 em uma população bem caracterizada de mulheres, com idades entre 40-78 anos, membros de uma organização na Califórnia e envolvidas no Reproductive Risk factors for Incontinence Study at Kaiser (RRISK), entre 2003 e 2008.
Após análises estatísticas e ajustes, os resultados mostraram que, das 2.233 mulheres estudadas, 1.828 foram mães e 56% delas amamentaram de maneira exclusiva por mais de um mês. O risco de diabetes tipo 2 entre as mulheres que amamentaram consistentemente todos os seus filhos por mais de um mês foi similar ao daquelas que nunca tiveram filhos. Diferente de mães que nunca amamentaram, que tem risco aumentado para desenvolver diabetes mellitus2 tipo 2.
As mães que nunca amamentaram exclusivamente os seus filhos têm maior risco de desenvolver esta patologia do que aquelas que amamentaram de maneira exclusiva por pelo menos um mês.
Concluiu-se que, independente da atividade física e do índice de massa corporal futuros, o risco da doença aumenta nas gestações a termo não seguidas de pelo menos um mês de amamentação exclusiva.

Fonte: The American Journal of Medicine, volume 123, de setembro de 2010

2 comentários:

  1. Que as mães amamentem cada vez mais e mais!!! Que cuidem da alimentação dos seu filhos também pós amamentação, pois a cada dia que passa cresce o índice de diabetes tipo 2 em crianças por causa da má alimentação e obesidade!!!! E que cada vez mais, para os que já tem o problema, a informação chegue de forma construtiva, amenizando sofrimentos e conseqüências pela falta de controle e conhecimento... Beijos e parabéns pela Postagem!

    ResponderExcluir