quinta-feira, setembro 23, 2010

Você viu?

O jornal "USA Today" relata que mulheres na China voltaram a adotar uma prática milenar da medicina chinesa tradicional: no primeiro mês após o parto, as mães devem ficar confinadas, sem sair para nada, sem tomar banho, sem escovar os dentes (bem,eu fiz isso,mas porque esquecia! Hahhahaha), sem fazer qualquer coisa estafante e sem sequer gastar muita energia chorando (impossible,baby). Antigamente, os parentes cuidavam das mulheres e seus bebês nesse primeiro mês, considerado vulnerável "aos ventos ruins". Hoje, com a vida moderna e pouco tempo disponível, as mães estão contratando ajudantes, as chamadas "senhoras do confinamento".
Em Hong Kong, onde a renda da população é mais alta, a procura por essas profissionais, relata o jornal, é intensa, sendo necessária a "reserva" com vários meses de antecedência. Já há mais de 20 empresas na cidade que oferecem esses serviços. O Congresso Americano de Obstetras e Ginecologistas, citado pelo "USA Today" , diz que não há nenhuma evidência de que a prática, conhecida como cho yet, traga benefícios.
As regras do cho yet pedem que seja evitado:
- sair de casa
- escovar os dentes
- tomar banho 
- comer comida fria ou crua
- trabalhar ou fazer qualquer coisa desgastante
- receber estranhos
- gastar muita energia chorando, vendo TV, lendo ou falando

Se a prática passasse a ser recomendada aqui no Brasil, após o primeiro mês as mães estariam separadas, imundas e lokas!!!!!

2 comentários:

  1. Ui, tudo bem que cheirinho de mãe é maraaaaavilhoso mas 1 mês sem banho fica complicado heim? kkkk

    ResponderExcluir
  2. Imagina,Sandra! Eu tava tão loka no pós-parto que chegava de noite eu não lembrava se tinha tomado banho, escovado os dentes...mas 30 dias assim?? Vixe!

    ResponderExcluir