quinta-feira, dezembro 13, 2012

O que fazer em Maceió quando se chega num cruzeiro?

A gente viaja num cruzeiro no Carnaval e faremos 2 paradas no caminho... Tamo que nem loucos pesquisando na internet o que fazer nesses lugares num curto período de tempo. Imagino as mesmas dúvidas pra quem está vindo a Maceió de navio pela primeira vez. O que fazer? Bem, vai aí as minhas dicas!

Já que o tempo é curto e você nunca esteve em nossa cidade, sugiro ficar na orla mesmo. Cheque, antes de vir, se a maré estiver baixa quando chegar (uso um aplicativo chamado Marés). Se estiver, sugiro pegar uma jangada e embarcar rumo à Piscina Natural de Pajuçara. Existe um local próprio pra comprar o passeio (vizinho à feirinha de artesanato, 25 reais por pessoa). É um passeio perfeito. No meio do mar você vai ter uma linda vista da orla de maceió, poderá mergulhar e dar comida aos peixinhos (as crianças amam!), tomar um drink, pegar um sol e relaxar. O passeio pode durar até 4 horas, mas 2h são mais que suficiente! Super tranquilo pras crianças se a maré estiver sequinha. Tragam os óculos de mergulhar delas!

De lá, vão caminhando até a feirinha e comprem alguns artesanatos. Adoro as toalhas de mesa, jogos americanos, saídas de praia, carteiras de mão (clutchs) de palhinha... Tudo feito à mão pelas rendeiras do Pontal. No Pontal é mais barato,mas você tem poucas horas, só recomendo ir lá pra quem vai passar dias por aqui! Nessa foto, a linda blogueira Gabizinha (do Rica de Marré) com itens comprados lá; bolsa de palha, colares e vestido!


A próxima parada, caminhando mesmo, é a Barraca de Praia Lopana. É lá que vocês vão almoçar, beber uma caipirosca perfeita, dar um mergulho gostoso e ver gente bonita! Tanto podem ficar na areia ou em cima mesmo, é o lugar ideal pra matar o tempo até o horário de volta ao navio (dá pra fazer tudo a pé, o porto fica numa praia vizinha à Pajuçara,mas vocês podem pegar um táxi pra volta).

Mas tem quem queira conhecer as praias do litoral norte, as mais famosas do Estado. Com a duplicação, em menos de 30 minutos você chega à praia do Gunga, uma praia privada, onde de um lado é mar e do outro é lagoa. Banho gostoso, fotos lindas, dê por visto e peça pro taxista te levar à Barra de São Miguel, do outro lado da lagoa. 

A barraca Praêro (estamos em 2012, se você estiver lendo isso em outro verão talvez essa barraca não exista mais) é a minha preferida! Devassa gelada, uma isca de frango perfeita e o mar mais tranquilo de todo estado pras crianças tomarem banho. Um paraíso! 

Passem na volta na Praia do Francês pra tirarem uma foto,mas não percam seu tempo por lá: ambulantes chatos e barracas com comida ruim pega-turista (os taxistas adoram levar vocês nelas porque ganham comissão). Mas se seu marido ou filhos surfam, vão amar. Apesar de ter um quebra-mar em toda extensão da praia, a parte com mar aberto é um pico fantástico de surfe! Gosto de ir dia de semana, fora da temporada... Aí, sim, é um mar lindo de doer!

Ainda com fome? Peça ao motorista pra entrarem na Massagueira e almocem no Bar do Pato, na beira da lagoa. Não se assuste com o ambiente simples. É super limpinho, bem frequentado e a comida é deliciosa! Peçam uma peixada com molho de camarão, mas não vale lamber o prato de pirão, hein? Na saída, comprem suspiros e cocadas, os doces típicos do local e regressem à Maceió.

Nenhum comentário:

Postar um comentário