quarta-feira, dezembro 12, 2012

Hidratando as crianças no verão

Essa época do ano devemos redobrar os cuidados com a hidratação de nossos pequenos. Estão em férias, brincando o dia todo, indo à praia, piscina... esse calorão infernal! O risco de desidratação existe e ninguém, acreditem, ninguém quer ver seu filhote passar por isso. Então é hora de caprichar nas bebidas! Segue aí a lista das 5 bebidas mais indicadas pras crianças ( matéria super legal da Delas, do IG):

Água: deixe sempre uma garrafinha de alumínio cheia de água e perto da criança. Ofereça várias vezes ao dia e veja se ela consumiu a garrafinha toda no final do dia. Pros bebês, a água deve ser oferecida em copinhos com tampa (evite dar água na mamadeira, esse é um hábito horroroso!). Achei a tabela bem útil:
Bebês (meses de idade)Ingestão de água total (litros/dia)
0 - 60,7 *
7 - 120,8 **
Crianças (anos de idade)
1 - 31,3
4 - 81,7
Meninos (anos de idade)
9 - 132,4
14 - 183,3
Meninas (anos de idade)
9 - 132,1
14 - 182,3

* proveniente do leite materno 
** proveniente do leite materno + alimentação complementar

Água de coco: outra maravilha, funciona como um isotônico natural, rica em potássio e de baixa calorias, refresca os dias mais quentes, ótima opção pra acompanhar os lanches.
Sucos: sempre de fruta natural ou polpa de frutas (dar preferência aos primeiros). Ricos em vitaminas, fibras, calorias do bem, ótima opção nos lanches ou acompanhando as refeições.
Leite: além das vitaminas, o leite é rico em proteína e cálcio, perfeito pro desenvolvimento muscular e ósseo de nossos pequenos. Procure sempre uma fórmula adequada à idade da criança pra evitar alergias, constipação e o sobrepeso.
Chás: um chá é uma ótima opção pra quem não está enfrentando o calorzão (temos muitas leitoras do blog no Hemisfério Norte). Camomila, hortelã, erva-doce e capim-cidreira são as melhores opções. Também ajudam nos resfriados.
Fonte: Delas, IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário