segunda-feira, outubro 29, 2012

O Menino Impossível

Tenho lido e relido O Menino Maluquinho, de Ziraldo. Era uma das minhas leituras favoritas quando criança e parece que meu filhote herdou o mesmo gosto pelo danadinho. O Maluquinho é uma criança muito ativa. Um raio! Podem até parecer crianças iguais,mas o Maluquinho é diferente do Menino Impossível. 

Conhecem esse? O primeiro é ativo, brincalhão, divertido... O segundo é arruaceiro, perverso, impossível de se controlar, daí seu nome. Maluquinho é querido pelos amigos e um líder porque é admirado. Impossível tem seguidores,mas por ser temido. O terror das professoras por ser estabanado, conversador, Maluquinho, apesar de dar trabalho, é querido por toda escola. Impossível é, secretamente, odiado por todas. Desrespeita a professora, a babá, o porteiro e quem mais atravessar o seu caminho.Tratado com reizinho em casa, todos são súditos e ai daquele que não "obedecer" os seus desejos. É uma criança que agride os amiguinhos, faz bullying com aqueles que não se encaixam em seu padrão de perfeição, sim, porque baixa estima não é o problema desse garoto.

Em casa, Maluquinho é amado. Tem segredos que divide com a mãe, tem segredos que divide com o pai e tem segredos que não divide com ninguém. Passa dias com seus segredos, mas logo sai como um foguete fazendo a alegria da casa. E como todos ficam preocupados nesses dias mais amuados... Na casa do Impossível ninguém nota ou deixa de notar sua presença. Se nunca está satisfeito, sempre está com raiva ou infeliz. Mamãe parece estar cansada demais pra ler uma historinha antes de dormir e vai dormir antes dele que fica até tarde vendo televisão. Papai parece ter problemas demais pra se preocupar com mais essa coisa e deixa ele fazer o que quer. Maluquinho vai pro castigo, Impossível vai pro seu trono.

E todos enxergam a bomba prestes a explodir, menos os que fizeram o explosivo. Eles acreditam que seja obrigação (ou devemos chamar de missão, já que é impossível?) dos professores da escola, dos treinadores dos esportes, dos psicólogos e psiquiatras... darem jeito nessa criança. Os consultórios psiquiátricos estão cheios de impossíveis medicados como hiperativos! Agora acham que dar remédio resolve falta de atenção, de amor, de limites... Sim, porque Maluquinho é uma criança feliz, mas Impossível precisa de todo tipo de ajuda, inclusive da sua, senhores pais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário