sexta-feira, janeiro 25, 2013

Na Escolinha 2: Voltando às Aulas (para pequenos)

Ontem (24) aconteceu a reunião de início de ano na escola do Leo. Acho interessante pra conhecer as novas professoras, auxiliares, a sala de aula, se houve entrada ou saída de coleguinhas... Enfim, até levei meu filhote que ficou o tempo todo brincando com os amigos enquanto as mães eram orientadas pela direção e professoras. Algumas dicas que foram passadas acredito que são úteis a todas as mães de crianças pequenas nessa volta às aulas (Leo acordou querendo ir pra escola hoje! Kkkk!):

1-Assiduidade e Pontualidade: chegar no horário tanto facilita a readaptação, porque é muito melhor chegar antes e ir recebendo os amiguinhos do que chegar quando toda sala de aula já chegou, quanto facilita o andamento das atividades, já que a professora não precisará parar a atividade pra receber a criança.

2-Evitar levar toda a família nos primeiros dias de aula: cena comum é pai, mãe, avós, irmãos, babás e sabe lá quem mais levar a criança. Isso só causa tumulto e não ajuda em nada. O pai ou mãe ou outro responsável leva a criança.

3-A criança deve entrar andando na escola e não sendo carregada no colo. Já desça do carro e coloque ela no chão. Por mais que ela peça, sonolenta ou chorando, faça-a andar. 

4-Já que ela está andando, ela leva a mochila. Desde cedo, o aluno deve ter responsabilidades sobre o seu material. Lembra daquele post sobre a mãe que carrega o mundo nas costas ? Não seja você essa mãe cabide!

5- Evite levar objetos de valor: correntinha de ouro com pingente de brilhante, pulseirinha de ouro, iPhone, DS... Ou seja, tudo que possa ser perdido ou levado por outra criança que venha a fazer falta, deve ficar em casa. Assim como brinquedos, a não ser no dia do brinquedo.

6- Identifique o material: não só livros e cadernos, mas estojos, mochila, escova de dente, pente de cabelo, shampoo, sabonete, perfume, fardamento... Ou seja, tudo que seja de uso exclusivo de seu pequeno deve levar o nome dele.

7- Na escola seu filho não é o Leo, O Teu, o Dedé nem a Juju, a Lelê... Ele deve se identificar pelo nome: Leonardo, Matheus, André, Juliana, Letícia... Acima dos 3 anos a criança deve ser estimulada a já falar seu nome completo.

8- O horário da saída também deve ser respeitado. Só justifica ir buscar a criança antes do horário se ela tiver médico marcado ou alguma impossibilidade dos pais ou responsáveis de pegar mais tarde. Nada de ir buscar mais cedo porque você saiu mais cedo do trabalho e quer fazer um agrado. não, não...

9- A criança deve aprender a desfazer sua mochila ao chegar em casa. Isso não deve ser tarefa sua ou da babá. Ela faz (com sua ajuda, claro) e desfaz.

10- O dever de casa deve ser feito pela própria criança. Você ou o pai ou a responsável pela supervisão deve apenas ajudar na leitura do enunciado e a criança deve tentar fazer sem a sua ajuda. A correção deve ser feita pela professora na sala de aula. deixe a criança fazer do jeito dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário