terça-feira, janeiro 22, 2013

Fertilização in vitro X Embolia Pulmonar


Foi publicado pelo The British Journal of Medicine (BMJ) um estudo transversal sobre o risco de tromboembolismo  pulmonar e venoso em mulheres grávidas após fertilização in vitro. A pesquisa mostrou que este tipo de fertilização está associado a um aumento do risco de embolia pulmonar e tromboembolismo venoso principalmente durante o primeiro trimestre de gravidez.

O estudo contou com a participação de 23.498 mulheres que deram à luz após fertilização in vitro entre 1990 e 2008 e 116.960 mulheres que tiveram gestações naturais. O objetivo principal foi medir o risco de embolia pulmonar e tromboembolismo venoso durante toda a gravidez e em cada trimestre da gestação. Os resultados mostraram que o tromboembolismo venoso ocorreu em 4.2/1000 mulheres (n = 99) após a fertilização in vitro em comparação com 2.5/1000 (n = 291) em mulheres com gestações naturais (taxa de risco 1,77, intervalo de confiança de 95%).  O risco foi particularmente maior durante o primeiro trimestre. 

Mas nada de pânico. Apesar de existir, o risco de embolia pulmonar é baixo em termos absolutos, mas sendo esta condição uma das principais causas de mortalidade materna, a suspeita clínica é fundamental para o diagnóstico.
Fonte: NEWS.MED.BR, 2013. BMJ: fertilização in vitro está associada a um aumento do risco de embolia pulmonar e tromboembolismo venoso. Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário