quarta-feira, janeiro 30, 2013

5 frases que você não deve dizer a seu filho

Ontem meu filho deu um showzinho quando saí pra trabalhar. Expliquei, abracei, expliquei de novo da importância do trabalho na vida dos adultos, mas ele não parava de chorar. Daí saiu uma frase horrível da minha boca: "Pare de chorar agora!". E piorei a situação (quando a gente perde a cabeça não pensa, né?): "Tá parecendo o fulaninho que só chora, chora, chora!" (ele vive dizendo que o tal fulaninho só chora e faz birra, parece um bebezinho!). :o

Tava lendo uma matéria na Revista Crescer que dizia que não devemos reprimir as emoções das crianças, soltando um "pare de chorar" e sim ensiná-las a lidar com os sentimentos. Falar é fácil, mas vou tenatr na próxima vez um "se acalme, respire..." e vou repetir as mesmas palavras pra mim!

Outra frase que deve ser evitada: "se você não me obedecer, eu vou embora!". Poxa, eu tava justamente dizendo a ele que iria voltar cedo do trabalho, iria buscá-lo na aula, que ele não se preocupasse... Por que alguém ameaçaria ir embora? Porque, simplesmente, às vezes, dá vontade de largar marido, filhos, casa, emprego e ir vender tapioca no Caribe! Kkkk! Ameaças e chantagens não levam a nada. A criança precisa obedecer aos adultos por respeito, não por medo. Melhor dizer " você tem que me obedecer porque quem manda aqui sou eu. E pronto!".

"Você não aprende nada direito!". Booooom! Você acabou de detonar uma bomba na auto estima de seu filho.Dizer que são burras ou não vão aprender matemática nunca podem soer como verdade na cabeça de uma criança e ela realmente acreditar nisso. paciência, paciência, paciência...

"Volta pra sua cama, isso é só um sonho!". Até os 5 anos de idade a criança não tem noção do que é um sonho, ou pesadelo, nesse caso. Imagine sonhar que a mãe morreu, que tem um ladrão em casa ou que o bicho papão está embaixo da sua cama. Simplesmente mandar a criança de volta pra cama é uma sacanagem! Eu sei que você e seu marido estão super cansados, que foi só um sonho, mas perca alguns minutos mostrando que está tudo bem. Acalente a criança e até deixe ela dormir com vocês dependendo da gravidade da situação. Quando ela adormecer, leve-a de volta pra sua cama.

E por fim: "essa injeção não vai doer!". Quanta mentira numa frase tão pequena! Vai doer sim, mas é rapidinho, passa logo, é só uma picadinha... Se mentir, além da dor física, haverá a dor emocional por ter sido engando por você. Nunca, nunca engane o seu filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário