quinta-feira, janeiro 24, 2013

Exame de sangue que vê síndrome de Down em feto chega ao Brasil

Um exame de sangue, feito a partir da nona semana de gestação, pode detectar síndromes como Down, Klinefelter, Turner, Edwards, Patau e triplo X. O exame agora está disponível no Brasil (IPGO, Albert Einstein e Fleury), mas a análise ainda será feita nos Estados Unidos.

O resultado sai após uma comparação das cópias dos cromossomos do filho, da mãe e, se necessário, do pai. Cerca de 5% do DNA do feto circulante no sangue da mulher já é suficiente pra observar possíveis alterações.
Somente em 4 situações o exame não poderá ser feito: gravidez de gêmeos, óvulo de doadora, se a mãe tiver feito transplante de medula óssea (nesses 3 casos por número maior de DNA no sangue) e mãe acima de 120kg (já aqui o DNA livre diminui).
O resultado sai em 15 dias e o exame custará em torno de R$3500,00.
Fonte:G1


2 comentários:

  1. olha pra mim este exame é uma bobagem,ele não vai diferença nenhuma,eu não vou deixar de amar meu filho por conta disto, só vai fazer os pais sofrerem pois todos esperam ter um filho saudável,e cogitarem um possível aborto. acho exames importantes do hiv, porque ai a mãe soro positiva vai puder cuidar para não passar pro bebe,como diz o ditado,o que nada me acrescenta ,nada me diminui.

    ResponderExcluir
  2. Manu, a síndrome de Edward e Patau são incompatíveis com a vida, então a descoberta precoce pode amenizar o sofrimento da perda de um filho. Em relação as outras síndromes, acho que o casal poderá se programar melhor em relação ao atendimento neonatal e quem será o pediatra a acompanhar a criança, além de reprogramar custos, que, nesses casos, sempre serão maiores. Acho que vale a pena fazer, sim, quem tem mais de 40 anos, história de aborto anterior e história na família.

    ResponderExcluir