quinta-feira, janeiro 17, 2013

Desfralde Noturno

Eu escrevi aqui há quase um ano sobre a retirada das fraldas diurnas (confira aqui) e só esse tempo depois estou retirando a fralda da noite de Leonardo. Primeiro, sou da área de saúde, mas não sou nem psicóloga nem pediatra. Sou mãe. Ponto. De um menino. Ponto. Que dorme cedo e madruga. Eu durmo tarde e madrugo. Ou seja, eu não sirvo de referência pra ninguém, odeio manuais ou regrinhas, acho que cada caso é um caso, cada criança é uma criança e cada mãe faz como bem entender e eu não tenho nada a ver com isso. Semana passada atendi a um mini paciente com assaduras provocadas pela fralda noturna. Sua idade? Seis anos. É claro que a gente orienta, mas a decisão é de cada família. Pronto, falei.

Agora vamos a minha experiência. A retirada da fralda do dia de Leo aconteceu no início do ano letivo passado com toda a turminha da escola e a ajuda das professoras. Foi uma mão na roda. Daí queria aguardar que ele estivesse "craque" no xixi pra retirar a da noite. Mas ele continuava acordando com as fraldas encharcadas de xixi, vazando à noite algumas vezes. Nitidamente não era a hora. Acho que a gente tem que esperar as fraldas, naturalmente, acordarem sequinhas e foi o que fiz. Início de dezembro isso aconteceu. Mas esperei uns 20 dias, época em que tanto eu como ele estaríamos de férias pra retirar a fralda da noite.

Antes disso, comecei a pedir pra que ele fosse sozinho ao banheiro fazer xixi durante o dia. Isso porque ele já sabia baixar a roupa e fazer o xixi, mas não subia de volta! Na verdade, ele tirava tudo pra ir ao banheiro (era esse menino na foto! Kkkk!). Hoje entendo porque os homens deixam a tampa levantada do vaso! Faço isso pra facilitar à noite e não correr o risco dele fazer em cima da tampa! Outra coisa: a porta do banheiro ficava sempre fechada (o cachorro também adora fazer xixi no banheiro dele!), mas tenho que deixá-la aberta agora. E uma luzinha acesa (ok, as ecologistas vão me matar). Pronto, ambiente preparado, era hora de treinar meu garoto.

Primeiro diminuí a ingestão de líquidos a partir das 18h. Um suquinho (100ml) no jantar e o leite antes de dormir (150ml). Dia de aniversário é um horror, sei que vai vazar xixi! Antes de ir dormir, levo ele no banheiro pro último xixi da noite e rezo!

Hoje entendo porque dizem que tirar a fralda da noite no verão é melhor. Não é porque se faz menos xixi, não... É porque a gente precisa pôr o colchão no sol todos os dias pra secar, junto com as roupas de cama! Nossa! Nas 3 primeiras noites, ele acordou molhado de xixi! Saco! Já tava pensando em desistir! Ou em comprar um Bad Mats (protetor de colchão).

Aí uma amiga minha, mãe de menino (sei lá, acho que menina controla melhor essas coisas!), me deu a dica de como resolveu o desfralde do filho dela aos 4 anos: acordava de madrugada e levava ele dormindo pra fazer xixi! Ô, trabalhão! Como ele dorme cedo (20h30) e eu durmo tarde (sempre perto de meia-noite), toda noite antes de eu ir dormir, eu levanto ele (não, ele não acorda!), levo até o banheiro (anda dormindo!kkk) e ele faz o xixi. Nunca mais fez xixi da cama. Mas nesse esquema, ou seja, ele ainda não acorda espontaneamente pra ir ao banheiro. Às 6h30 da manhã, ele está acordado. Ok, ainda não é o ideal,mas eu chego lá! E vocês, já conseguiram? Alguma dica legal pra me dar? Comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário