quinta-feira, novembro 03, 2011

Pele de Mãe: Cicatriz Hipertrófica

Ai, como eu recebo mamães-paciente que se queixam do aspecto da cicatriz da cesariana... Muito mais comum do que a gente imagina, a cicatriz nem sempre fica " invisível" como imaginávamos que ficaria...

Fatores hereditários e locais coloboram para a formação da tal Cicatriz Hipertrófica. Bem diferente do queloide, uma cicatriz muito maior que vai além da área do corte cirúrgico.

Bom mesmo era tentar preveni-la. O uso das cintas, evitando esforços no pós-cirúrgico (pelo menos 30 dias) e o uso de geis de silicone prescritos desde o hospital, ajudariam.

Mas a cicatriz se formou. E agora? Consideramos o tempo de até 1 ano pra que haja uma total cicatrização do local. A minha mesmo só "sumiu" 1 ano depois! Dentre os tratamentos, pode ser usado cremes e fitas adesivas antiinflamatórias em casa e combinar o tratamento com sessões de infiltração de corticoide e laser no consultório.
Caso não se consiga um bom resultado, vale esperar pelo próximo filhote antes de pensar numa cirurgia plástica corretora...

4 comentários: