segunda-feira, novembro 28, 2011

Pele de Criança: Impetigo

O tempo começa a esquentar e já começam a aparecer aqui na clínica casos de impetigo. O impetigo é uma infecção causada por bactérias, Staphylococcus aureus na maioria das vezes. O estafilo vive normalmente em nossa pele e mucosa sem causar tanto prejuízo, mas com a temperatura eleveda, alta umidade e pele mais sujinha (tá todo mundo de férias, brincando o dia todo) e com machucadinhos (arranhões, picadas de insetos) pode se desenvolver um ambiente propício às infecções. E o danado é altamente contagioso, hein?

Placas vermelhinhas com casquinhas em cima, algumas vezes com pus e secreção e até bolhinhas podem ser impetigo. Adoram a área ao redor da boca e nariz, pernas e bumbum, mas podem aparecer em qualquer lugar e se espalhar rapidamente.

O tratamento consiste em higienizar bem o local e as mãos (taí uma das poucas indicações de uso de sabonetes antissépticos) e o uso de cremes de antibiótico. Em casos mais intensos, pode-se fazer antibióticos via oral. Se houver secreção, prescrevemos um tratamento pra que ela seque, para evitar disseminação da bactéria.

Pra prevenir,as crianças tem que ter o hábito de lavar sempre as mãos, manter as unhas curtinhas (evitando de roê-las), higienizar qualquer machucado da pele imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário