quinta-feira, novembro 03, 2011

Pele de Mãe: Cicatriz Hipertrófica

Ai, como eu recebo mamães-paciente que se queixam do aspecto da cicatriz da cesariana... Muito mais comum do que a gente imagina, a cicatriz nem sempre fica " invisível" como imaginávamos que ficaria...

Fatores hereditários e locais coloboram para a formação da tal Cicatriz Hipertrófica. Bem diferente do queloide, uma cicatriz muito maior que vai além da área do corte cirúrgico.

Bom mesmo era tentar preveni-la. O uso das cintas, evitando esforços no pós-cirúrgico (pelo menos 30 dias) e o uso de geis de silicone prescritos desde o hospital, ajudariam.

Mas a cicatriz se formou. E agora? Consideramos o tempo de até 1 ano pra que haja uma total cicatrização do local. A minha mesmo só "sumiu" 1 ano depois! Dentre os tratamentos, pode ser usado cremes e fitas adesivas antiinflamatórias em casa e combinar o tratamento com sessões de infiltração de corticoide e laser no consultório.
Caso não se consiga um bom resultado, vale esperar pelo próximo filhote antes de pensar numa cirurgia plástica corretora...

4 comentários:

  1. Que tipo de adesivos podem ser usados pra melhorar?

    ResponderExcluir
  2. Que tipo de adesivos podem ser usados pra melhorar?

    ResponderExcluir
  3. Que tipo de adesivos podem ser usados pra melhorar?

    ResponderExcluir
  4. Que tipo de adesivos podem ser usados pra melhorar?

    ResponderExcluir