segunda-feira, novembro 21, 2011

Estomatite

Primeiro veio a queixa de dor de garganta. Depois, não quis tomar o leite. Reclamou ao tentar engolir água. Febrezinha, gânglios no pescoço... Ih! será que tá com a garganta inflamada? Ao chorar, vi pequenas bolhinhas no céu da boca! Ai, meu Deus! No meio da viagem meu filho pegou estomatite!! Sim, pegou porque a estomatite é uma infecção provocada por vírus. E logo eu que viajo preparada pra tudo (vocês não tem noção da quantidade de remédio que eu levo!), não podia fazer nada contra uma virose!

Mas a dor era tanta, que ele não conseguia engolir nada. Depois de 12 horas sem líquido algum, começou a desidratar e tive que chamar a pediatra. Amigas, não se enganem! Viajar com uma boa assistência médica é fundamental. Fomos maravilhosamente atendidos (à MAPFRE meus agradecimentos!) e meu pequeno prontamente medicado com um antiinflamatório de derrubar cavalo! A virose que duraria, pelo menos, uns 5 dias, durou só 3 e a gente pode aproveitar o restinho do passeio.

A orientação médica, além da medicação pra dor, foi oferecer líquidos constantemente, em pequenas quantidades e sempre geladinhos (ele se acabou no sorvete!). Evitar alimentos ácidos, cítricos e muito temperados. Eu não conseguia escovar os dentinhos, então pedia pra ele encher a boca de água na banheira e cuspir pra atingir os alvos (coloquei um monte de dinossauro na frente e pedia pra ele tentar acertar!). Era uma forma lúdica de fazer um bochecho! Enfim, passou!

Um comentário:

  1. nossa, estou passando por isso com minha bb de 1 aninho e 4 meses, que dó, ela tbm nao quer comer e beber quase nada, mas obrigada pela dica, vou dar sorvete e brincar na banheira com ela tbm ...

    ResponderExcluir