segunda-feira, setembro 05, 2011

A Primeira Vez no Teatro

Algumas amigas me perguntavam porque eu relutava em levar Leonardo ao cinema ou ao teatro. Bem, acho que na vida tudo tem seu tempo. Eu precisava ter a certeza de que ele se comportaria bem e entenderia e curtiria aquele momento. E acho que estava certa.

Ontem levei meu pequeno pra assistir ao Mágico de Oz. A preparação começou 2 dias antes: mostrei um folder da peça e contei, brevemente, a história. Ele ficou curioso em ver um leão e um homem de lata. Na véspera, fomos pegar os ingressos e falei sobre o teatro, que outras crianças também iriam... No dia, esperamos na fila, sentamos nos nossos lugares e expliquei que a gente ia ficar no escuro, que teríamos que fazer silêncio, que ia chover e ventar ali dentro... Bem, acho que toda essa preparação sobre o que iria acontecer foi fundamental pra ele se comportar bem. Balinhas, um leitinho e a amiga chupeta na hora em que a bruxa aparece ajudaram!!
No final, ele disse que adorou! Bateu palma, vaiou a bruxa, chamou o leão, mandou um macaco ir embora, tentou pegar as bolhinhas de sabão... E ainda foi lembrando de tudo pra casa! Deixou a mamãe babando de orgulho!!

Mas nem sempre a experiência é boa. E não é porque a primeira peça ou ida ao cinema funcionou que isso vai se repetir todas as vezes. O importante é não desistir! Algumas dicas que li e me ajudaram repasso a vocês:

Conheça a sua criança antes da escolha: qual a peça ideal para a idade da criança, o tema (cuidado com a presença de bruxas, piratas), o horário (não é bom escolher uma hora em que ela vai ter sono), o assento (escolhemos uma cadeira no corredor sem fileiras na frente; sentar muito na frente pode ser assustador e muito atrás, entediante). Levá-la, pela primeira vez,p.ex., pra assistir a um concerto ou espetáculo de ballet será frustrante!

Prepare-a sobre o que vai acontecer de fato por lá: luzes apagadas, som alto, quais os personagens, efeitos especiais. 

Combine antes como ele deve se comportar: explique que é pra prestar atenção, tentar não conversar muito, nada de se levantar ou correr (a não ser que a peça estimule isso), que horas aplaudir, como interagir com os atores e até a relação com outras crianças.

Isso não é “tarefa para a escola”. O ideal é que a primeira experiência seja com a família. É nesse primeiro momento que a criança entende como deve se comportar e, caso se sinta insegura, tem os pais por perto para confortá-la.

E quando deixar o teatro?

OLHA O XIXI ! Como as peças têm duração média de 45 minutos a 1 hora (nossa, a de ontem durou 90 minutos!), uma boa pedida é levar seu filho ao banheiro antes de começar. Ele talvez não aguente tanto tempo, e levantar no meio do espetáculo não é conveniente. Atrapalha o público e os atores. Se não tiver jeito, levante e tente incomodar o mínimo possível.

CHORO Se seu filho cair no choro, levante-se e saia da sala com ele. Permaneça do lado de fora até ele se acalmar e pergunte se ele quer voltar. Se não quiser, não insista. Talvez seja hora de ir embora e voltar outro dia, quem sabe até em outra peça.  Mas não é porque seu filho chorou que ele não gosta de teatro. Não desista nos primeiros soluços e incentive o contato, sem forçar a barra.

FOME E SEDE Leve na bolsa água, suco de caixinha, biscoito, balinhas... tudo pra que não precise sair do teatro. Favor não levar nada barulhento, melequento nem " cheiroso" demais.

LIMITES Subir na poltrona, atirar objetos no palco, falar alto numa peça que não seja interativa. Eis algumas coisas que você não deve deixar que seu filho faça durante a apresentação. Cochiche baixinho, com calma, e chame a atenção dele para o que está acontecendo no palco. Se ele insistir em alguma dessas atitudes, talvez seja a hora de dar um tempo do lado de fora.

DEU BRIGA Se seu filho, por algum motivo, se estranhar com a criança da cadeira ao lado ou com o irmão, respire fundo. Nada de dar bronca em voz alta. Troque de lugar com ele para que a situação se resolva logo. Insitiu? Saia por alguns minutos e converse lá fora.

Fonte: Revista Crescer

2 comentários:

  1. Que fofoooo!!! Tb acho que a família tem que levar! A primeira vez de Lavínia no teatro foi pra ver os Backyardgas e ela amou, nem piscava! :D
    Essa ultima ida ao teatro foi pra ver O Magico de Oz tb e foi com a escola.... a prof me disse que ela se comportou muito bem. #maeorgulhosa!

    ResponderExcluir
  2. Dá um orgulho danado! Saí contando pra todo mundo! Agora tô tomando coragem pra levá-lo ao cinema,Sandra! Feriado,me aguarde! Rsrsrs...

    ResponderExcluir