quinta-feira, março 08, 2012

Pele de Mãe: Melasma

O verão tá chegando ao fim e você notou umas manchinhas escuras no rosto? Talvez seja o melasma. Eu explico às minhas pacientes que o melasma é uma sensibilização da pele à radiação, não só solar, mas até de luz visível (lâmpadas fluorescentes, computador, foco de luz). Porque essa sensibilização aconteceu? Pode ter sido desencadeada por ação hormonal (anticoncepcional ou gravidez) ou por uma exposição mais acentuada seja ela provocada pelo tempo de radiação (um mês na praia por exemplo) ou intensidade (uma queimadura de sol).

O mais chato é que, a partir do momento que a sensibilização desse melanócito (a célula que produz a melanina, o pigmento da pele) ocorreu, ela é irreversível, ou seja, quem tem melasma vai ter que aprender a viver com ele! Mas isso quer dizer que não tem tratamento? Não, existe tratamento,sim, mas na primeira exposição solar que você fizer, a mancha volta! E não precisa ser sol de praia, não! Basta uma ida à padaria sem protetor solar!

O número de clareadores existentes é enorme e a opção de poder combiná-los a diversos ácidos dá ao dermatologista um grande leque de opções. Sempre proponho peelings químicos ou sessões de laser para auxiliar no tratamento, mas esclareço que um peeling não é uma borrachinha que vai apagar as manchas, é um auxiliar ao tratamento!

Mas onde eu pego no pé é na questão da proteção solar. De nada adianta usar os cremes mais poderosos e fazer os procedimentos mais caros do mundo se descuidar da proteção. Um protetor de fator alto é importante,mas a quantidade aplicada (nada de pena de gastar nessa hora!) e a reaplicação durante o dia é a regra básica, independente de ficar dentro de casa ou estar caindo um temporal lá fora: acordou, passe o protetor. Final da manhã, reaplique. Meio da tarde , passe de novo. É chato, é trabalhoso, mas é esse cuidado que vai causar o sucesso do tratamento. Pra melhores resultados, afaste-se do sol. Nada de praia ou piscina, mude os horários das caminhadas, evite estar diretamente exposta, coloque película no carro... Caso vá se expor (como pedir a uma mãe pra não levar seu filho na praia?!), use um chapeu de aba larga e evite aqueles furadinhos, óculos escuros e guarda-sol. Ah! E na praia, filtro solar de hora em hora!! Mas mesmo assim, é possível manchar, ainda mais se estiver fazendo tratamento!!! Difícil? Essa é a palavrinha que se passa em nossa cabeça quando olhamos pra uma paciente com melasma!

3 comentários:

  1. Olá Edinha, realmente o melasma é muito difícil de ser tratado. Já "luto" contra ela a uns 5 anos, e como é difícil diminuir, não digo eliminar, pois como vc mesma disse é praticamente impossível. Este inverno tentarei um tratamento de peeling químico, espero ficar feliz com o resultado.

    Beijinhos,
    Blog Delas
    http://blogsdelas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Os resultados são bons, desde que realmente haja o devido cuidado em relação ao sol! capriche no protetor!!! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Gente, estou fazendo tratamento aqui em Campinas há uns dois meses já, com um aparelho chamado Spectra Laser Toning, estou muito surpresa com os resultados. No meu caso, tenho que fazer as sessões a cada 60 dias, mas estou super satisfeita com os resultados, a mancha já clareou bastante e minha dermatologista me disse que se eu tomar os devidos cuidados (exposição ao sol, protetor solar sempreee), a mancha não vai voltar, ou ter aquilo que chamamos de efeito rebote. Eu consegui indicação pra esse tratamento através desse site: http://www.guiadapele.com.br na sessão de melasma.. eles são super atenciosos e fazem indicação de clínica com o tratamento de acordo com a região em que vc mora… Graças a Deus, pensei que nunca teria um tratamento decente contra esse maldito melasma.
    Um beijo meninas

    ResponderExcluir