quarta-feira, março 14, 2012

Dor Nas Costas

No final da gestação, toda buchudinha sofre de dor nas costas, mas sabiam que essa dor pode até piorar depois que o bebê nasce? A coluna já está fragilizada pelo peso da barriga e agora o abdome está flácido. Junte a isso o fato de estarmos sempre com o baby no colo e maus hábitos de postura, pronto! Ombros, cotovelos, punhos e coluna destroçados! A Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos ofereceu algumas sugestões para ajudar as mamães a evitar este tipo de incômodo:


·        Procure iniciar a prática de exercícios leves, mesmo que em períodos de 15 minutos, após 8 semanas (para partos normais) e após 12 semanas (para cesáreas) do nascimento dos bebês. Vá aumentando gradativamente o tempo dos exercícios e o esforço físico. Atividades em água como hidroginástica e natação são uma boa opção.

·     Faça um esforço para retornar ao peso que você tinha antes da gravidez a partir de seis semanas após o parto. Alimente-se de maneira saudável incluindo frutas, verduras, legumes e muito líquido na sua dieta. Isto também ajudará na produção de leite. E amamente,claro!

·     Quando pegar o seu bebê no colo, não gire o seu corpo para apanhá-lo. Aproxime-se do bebê, dobre os joelhos, abaixe e levante-o próximo ao seu corpo, colocando o peso nas suas pernas. Firme o abdome para ajudar a não sobrecarregar sua coluna. Use a cinta! Imite as crianças pra apanhar as coisas do chão: agache. Sempre.

·    Use um acessório como um "Canguru Baby Bag" ou um "Carregador De Bebê Sling" para segurar o bebê, mas use-o na frente do seu corpo. 
    
Nunca coloque este acessório nas suas costas, próximo ao quadril!

  •     Amamente o seu bebê sentada em uma cadeira. Não curve os seus ombros para ir até o bebê. Segure-o próximo ao seu corpo, apoiando o braço em almofadas ou travesseiros, e leve o bebê até o seio. Existem algumas almofadas próprias para amamentar. Mas você pode usar qualquer uma que tenha em casa. O importante é não ficar "curvada" durante a amamentação.

  • Quando colocar o bebê em um assento do carro, primeiramente sente-se no banco do carro, perto da cadeirinha, com o bebê no colo ou dobre o joelho apoiando-o no banco do carro ao invés de tirar o bebê do seu colo enquanto você ainda está de pé do lado de fora (faço isso até hoje, que horror!).
Disponível em: http://www.abc.med.br/p/saude-da-mulher/262660/como-prevenir-as-dores-nas-costas-das-maes-que-tiveram-bebes-recentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário