quinta-feira, março 01, 2012

Mamografia

Hoje fui na minha ginecologista (querida e amada Dra Gilza) e ela solicitou minha primeira mamografia. Nossa! Já? Pois é, "o tempo passa, o tempo voa e a poupança Bamerindus continua numa boa..." Opa! Nem ela continua numa boa! Hahaha! Pois bem, aos quase 36 e com um histórico de respeito de câncer de mama na família, lá vou eu rumo a essa nova experiência! Depois conto tudinho aqui! 

Um novo estudo realizado pelo Instituto Sueco de Câncer em Seattle, EUA, constatou que a mamografia, quando realizada entre 40 e 49 anos, pode diagnosticar o câncer de mama precocemente. Para a pesquisa, foram observadas 1.977 pacientes com câncer de mama entre 40 e 49 anos, dividindo-as de acordo com o estágio da doença: como ela foi diagnosticada (se por mamografia ou autoexame), como foi tratada e se o câncer se manifestou novamente. Durante os 18 anos de estudo (uau!), a porcentagem da doença detectada por mamografia cresceu de 28% em 1990 para 58% em 2008,já que mais pacientes se submeteram ao exame!

Mas esse estudo permanece controverso. O Inca (Instituto Nacional do Câncer) recomenda que o exame seja feito somente a partir dos 50 anos, a cada 2 anos. Já a Sociedade Brasileira de Radiologia, recomenda que seja feito a partir dos 40 anos e anualmente. E agora? Quem seguir? Seu médico. 
Fonte:Crescer

2 comentários:

  1. Eita...a dra. Gilza também é minha amada ginecologista, trouxe a Bia pra este mundo e faz um tempinho que eu não apareço! Vou levar bronca!

    ResponderExcluir
  2. O pior é que nem bronca a gente leva,né? Kkkk! Marque,sim! Bjo

    ResponderExcluir