quinta-feira, junho 30, 2011

Xadrez na Sala de Aula

Não, o uso do xadrez não é nenhuma novidade nas salas de aula (é matéria obrigatória há décadas nas escolas cubanas, p.ex.), mas quando uma professora de uma escola pública resolve aplicá-lo em suas aulas de matemática, isso merece nossa atenção!

Uma vez por semana Janice Prestes, da escola estadual Professora Antonia Baptista Calazans Luz, em Apiaí, interior de SP, joga xadrez com seus alunos. A prática, segundo a professora, ajuda os estudantes a ter mais concentração, a desenvolver suas habilidades cognitivas, a ser mais observadores, mais reflexivos e mais analíticos. Além disso, o jogo dá lições de respeito, ética, incentiva a amizade e a participação em competições.

O xadrez também é usado em propostas de aumentar a autoestima do aluno e de combate ao bullying.“90% dos alunos gostam das aulas. Quando vão jogar, prestam atenção no outro, no olhar, na respiração”, disse Janice. “Quando analisam a jogada, eles tem que fazer uma síntese como nos exercícios." Segundo ela, cada peça do xadrez tem um significado que pode ser usado para desenvolver a autoestima do estudante (cliquem na foto para ver melhor).
Desde o início do projeto, em 2002, Janice percebeu melhora no rendimento e nas notas dos estudantes. "A escola teve nota acima da média nos testes do governo", disse.

O projeto do uso do xadrez nas escolas, da professora Janice, levou o deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) a escrever um projeto de lei que obriga todas as escolas a ensinar xadrez aos estudantes. O texto já passou por comissões da Assembleia Legislativa e está na fila para votação no plenário.
Se na escola de seu filho não existe ainda a aula de xadrez, que tal levar o jogo pra casa?

Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário