terça-feira, junho 14, 2011

Pele de Mãe:Olheiras

Noites mal dormidas, cansaço, estresse, mudanças hormonais... Juntem a isso uma predisposição genética e a idade (ui!) e lá estão elas, as maledetas das olheiras!

Algumas pessoas tem uma cavidade ocular mais profunda. Algumas raças, como os árabes e indianos, também tem uma predisposição maior. Distúrbios respiratórios como asma e rinite normalmente vem acompanhados das olheiras! Mas a verdade é que essa nossa área de olhos, a pálpebra inferior, tem a pele muito fininha e é amplamente irrigada por vasos sanguíneos. Esses vasinhos dão o aspecto inchadinho do local (a flacidez da área,que surge com o tempo, acentua ainda mais essas bolsas) e depositam um pigmento rico em ferro difícil que só de eliminar!
Como tratá-las então?

Laser:definitivamente é a melhor opção de tratamento tanto por atuar no sistema vascular como na pigmentação da pele. O laser de luz pulsada emite um feixe de luz que é atraído pela cor da região escura, e provoca a fragmentação do pigmento, clareando a pele. Este tipo de tratamento requer de 4 a 5 sessões mensais e pode provocar vermelhidão e inchaço no local de 3 a 4 dias.

Carboxiterapia:também tem se mostrado eficaz para o tratamento das olheiras. Através da infiltração subcutânea de gás CO2 (dióxido de carbono), há um aumento das trocas de oxigênio no local que melhora a irrigação e nutrição celular, além do fato que o descolamento físico promovido pelo gás estimula a formação de novas fibras de colágeno, o que melhora a flacidez da pele. São necessárias de 5 a 8 sessões semanais e normalmente a região fica inchada e com hematomas. E doi!

Peeling: também são bem-vindos! Os ácidos promovem uma esfoliação suave da região com algum clareamento.

Preenchimento: feito com ácido hialurônico, é indicado àquelas pessoas que tem a cavidade ocular mais funda, o que faz um sombreado na região. Além de preencher a região por ocupar volume, o ácido também estimula a produção de colágeno, melhorando a textura da pele do local. O efeito pode perdurar por até um ano, depois, a substância é reabsorvida pelo organismo, e o efeito é imediato.

Cremes: seu dermatologista pode prescrever algumas fórmulas despigmentantes que contenham ácidos, clareadores, vitamina C, rutina, cafeína, gingko biloba, aqua licorice... São fundamentais na manutenção do tratamento! Só lembrando que a vitamina K, bastante utilizada no passado, está proibida!

Medidas Gerais:

Compressas Geladas: o frio da compressa ajuda a melhorar o inchaço. O chá de camomila além do efeito descongestionante,tem efeito calmante.

Cabeceira elevada: não precisa dormir sentada,mas afundar a cabeça no travesseiro dormindo de bruços não ajuda muito!

Lavar o nariz com soro: se você tem rinite, lave o nariz com soro várias vezes por dia e principalmente antes de dormir. Evite também ficar “esfregando” a região em volta dos olhos.


Óculos escuros e protetor solar em volta dos olhos (alguém já tinha visto Victoria Beckham sem os mega óculos escuros?)

Corretivos: na hora de camuflar, os corretivos mais rosados costumam esconder melhor o acinzentado das olheiras,mas o ideal é testar antes e não exagerar na dose! Além dos tratamentos, como vocês acham que todas essas famosas aparecem deslumbrantes sem as olheiras? Make! Um bom make!!

4 comentários:

  1. Amei as dicas...Tenho umas olheiras que me deixam louca!!!Comecei a seguir seu blog agora. Venho do bloguinho da mamae...rsrsr tem muita gente especial em Maceió, hein?....Beijo grande

    ResponderExcluir
  2. Devia ter uma foto minha aí! kkkkkkk Mas tô usando o creminho que a dra Edinha me passou! kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que já nasci com olheiras!!!!! Bjs!!!
    Jana

    http://esmaltesdajana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. as olheiras me deixam sem auto estima mais vou clarea-las com luz pulsada e fazer preenchimento com acido hialuronico

    ResponderExcluir