quarta-feira, novembro 17, 2010

Crianças e DVD / TV

Eu fui chamada na semana passada pra uma conversa com a psicóloga da escolinha do Leo... Pensei: 'que danado esse menino andou aprontando?'. Pois bem, a "queixa"era que meu filho estava pedindo muito colinho às professoras... Depois de um longo bate-papo ela concluiu que talvez ele estivesse ficando tempo demais sentado assistindo à tv e aos dvds... Ah! mas ele fica tão quietinho... "Passivo!" Ela me respondeu... Deixei o dvd só pra depois do jantarzinho e vamos ver se vai haver alguma mudança no comportamento do pequeno...

Daí vi um estudo da Academia Americana de Pediatria (AAP) que recomenda aos pais que limitem a duas horas diárias o tempo de exposição de uma criança pré-escolar a televisão, DVDs, computadores e vídeo-games. Esse estudo publicado na semana passada no Jornal de Pediatria foi constatado que tal recomendação tem sido esquecida (alô,Edinhaaa)!!
 De acordo com Pooja Tandon, um dos médicos responsáveis pela pesquisa, a maioria das crianças norte-americanas com menos de 5 anos ficam mais de 40 horas por semana diante as telas.A culpa dessa ultra exposição não é somente dos pais, mas também dos outros cuidadores que afrouxam as regras da casa.
 O exagero do uso da televisão na rotina das crianças é associado a atrasos no desenvolvimento da fala, comportamentos mais agressivos e até mesmo a obesidade infantil. E, tão importante quanto regular as horas de controle remoto nas mãozinhas dos seus filhos, é essencial desvendar o tipo e a qualidade do conteúdo que está sendo apresentado a eles por suas babás, parentes e demais cuidadores.
Por isso,amigas, a gente tem mesmo que se esforçar e arrumar outras formas de entreter nossos filhos... Música, jogos de tabuleiro, quebra-cabeças e atividades físicas são opções que não devem ser esquecidas, e mais, devem ser priorizadas! Portanto,Leozinho, se prepare...

Fonte: Academia Americana de Pediatria; AAP; educação, Jornal de Pediatria, Jornal of Pedriatrics

Nenhum comentário:

Postar um comentário