quinta-feira, fevereiro 07, 2013

O Banho do Bebê: Novas Recomendações

Foi publicado um artigo no International Journal of Dermatology sobre as novas recomendações no banho do recém nascido. Vale lembrar que as mudanças foram sugeridas pra bebês americanos, num país tropical como o Brasil certas medidas são complicadas de seguir, por isso nem todas devem ser adotadas por aqui. Segue algumas mudanças:

  • O primeiro banho de um recém nascido só deve acontecer seis horas após seu nascimento, quando sua temperatura corporal e funções cardiorespiratórias estiverem estáveis. É comum no nosso país sair do bucho pra torneira!
  • Nas primeiras semanas, os banhos não devem ser diários, mas sim em dias alternados. No dia em que não houver banho, o corpo do bebê pode ser higienizado com um pano úmido. Em caso de dias mais quentes, até poderia ser dado um banho diariamente,mas rápidos e só com água.
  • No banho, o bebê deve ter a maior parte do seu corpo submersa, deixando de fora apenas cabeça e pescoço e um dos pais deve segurá-lo por todo período.
  • A temperatura ideal da água é entre 36°e 37°, daí a importância do uso do termômetro.
  • O banho ideal deveria ser dado apenas com água nos primeiros dias. Após esse período, um sabonete líquido, de pH 5.5 (fisiológico) pode ser usado. Enxaguar completamente após o uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário