terça-feira, fevereiro 26, 2013

Cabelo de Mãe: Cabelos brancos

Tem coisa mais irritante que cabelo branco?  Pois é, tô cheia deles, meninas... E nem venham dizer que estou velha porque essa herança não tem a ver com idade e, sim, com genética. Os fios ficam brancos porque os melanócitos (células que dão cor aos fios, a pele) deixam de produzir a melanina (a cor). Pior, sem a melanina eles engrossam e ganham volume. Uma peste! Se seu pai ou mãe tem cabelos brancos é grande a possibilidade que você venha a tê-los também.

Alguns fatores como queda de cabelo ou alopecia areata podem levar os fios a nascerem brancos, assim como algumas doenças como o vitiligo. Mas o mais comum mesmo é eles ficarem brancos por origem genética.

Pouco existe o que fazer. Já existe algumas promessas no mercado pra prevenção do surgimento dos fios como o Go Away Grey, umas cápsulas gringa a base de catalase, uma enzima que impediria que o fio ficasse branco, mas na prática a teoria é outra. O jeito é começar a pintar. Se forem poucos os fios, o uso do tonalizante é indicado porque é menos agressivo. Fazer luzes também é uma boa opção (as luzes invertidas ficam bem em homens). Agora se mais de 50% da cabeleira já estiver branquinha, você vai ter que começar a pintar, ou seja, usar tintura. Como essa agride mais, as hidratações devem ser mais frequentes.

Agora se você resolveu assumir os fios brancos, alguns cuidados devem ser tomados. Pra evitar que fiquem amarelados, o uso de um xampu anti resíduos está indicada 1 vez na semana, assim como a hidratação, já que são fios mais grossos e ásperos. Mantenham um corte curto, quanto mais longa a cabeleira mais danificada ela vai parecer ser (fora que é terrível, parece uma bruxa!). É normal pessoas mais velhas com a cabeleira branquinha se queixarem de prurido (coceira) no couro cabeludo. Aposte em xampus para couro cabeludo sensível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário