sexta-feira, fevereiro 22, 2013

Açúcar X Crianças

A gente sabe de todo mal que o açúcar pode causar. Até hoje Leo só toma suco e leite sem açúcar, não gosta de coisas muito doces e só libero guloseimas em dia de aniversário e dia de sexta-feira na escola. Mas o danadinho ama refrigerantes! Libero um pouquinho nos fins de semana e festinhas... Difícil.

Agora imaginem o que uma pesquisa recente alarmou. Que o açúcar está escondido em muitos alimentos que julgávamos saudáveis, como uma barrinha de cereal, bolachas salgadas e até pães, por exemplo! Os pesquisadores da Universidade de Calgary, nos Estados Unidos, revelam que iogurtes e cereais feitos especialmente pra crianças, em mais da metade deles, 20% das calorias vinham de açúcar!!!

Pra se ter ideia do mal que o açúcar faz, ele é absorvido pelo fígado da mesma forma que o álcool. Ou seja, o dano hepático é o mesmo se você toma uma lata de cerveja ou de refrigerante! Frutose é álcool sem a embriaguez que este proporciona! Ambos fazem o órgão acumular gordura que pode elevar os níveis de colesterol, levar ao acúmulo de gordura localizada e ao ciclo vicioso, ou seja, quem come doces quer mais doces. Um estudo feitos em macacos mostrou que a frutose inibe um hormônio responsável pela saciedade, ou seja, a fome/vontade de comer não passa!

O que fazer, então? Tente diminuir ao máximo o consumo de alimentos industrializados. Evite sucos de caixinha (o de uva é o mais adoçado de todos) e opte pelos naturais da fruta ou polpa de fruta. Evite biscoitos recheados e barrinhas de cereais com chocolate, opte pelos que tenham menos açúcar na tabela nutricional (4g de açúcar equivalem a uma colher de chá. A dose diário total seriam 5 colheres). Evite adoçar sucos e leite. Procure iogurtes mais saudáveis (adoro o Yakult). Evite sobremesas em casa, tente limitar os docinhos às festinhas e fins de semana. Balas só em dia de festa ou ocasiões especiais. Picolé só de fruta, evitem os de chocolate e os sorvetes. Repense cereais açucarados. Ah! E o açúcar das frutas é saudável porque ele vem com as fibras e vitaminas, então todas estão liberadas!
Fonte:PaiseFilhos

2 comentários:

  1. iuuupi valeu edinha ,nutrição infantil minha área preferida ;)nos da turma da nutrição ,agradecemos o apoio

    ResponderExcluir
  2. Ah! Muito antes de ir morar na minha barriga o Leo já tinha acompanhamento nutricional,Manu! Kkk! E continua até hoje! Afinal, bons hábitos se constroem na infância! Bjos

    ResponderExcluir