terça-feira, fevereiro 05, 2013

Diane 35

São 9h da manhã e três pacientes já ligaram aqui pra clínica em pânico porque estão tomando Diane 35. Tudo isso porque foram registradas 4 mortes por trombose causadas pelo anticoncepcional na França, então a agência de segurança nacional de medicamentos de lá resolveu suspender a venda do produto no país. Bem, amigas, foram 4 mortes nos últimos 25 anos!!!

O Diane 35 e outros anticoncepcionais de fórmula parecida são os mais prescritos no Brasil e no mundo. Por serem mais antigos, são amplamente estudados e tem uma das bulas mais completas que já vi, com todo tipo de advertências e contra-indicações, um desses riscos, é o de trombose, que pode acontecer não só com este mas com todo e qualquer anticoncepcional principalmente se a paciente tem história de trombose na família, tem varizes ou é fumante. Tá tudo escrito lá. Se você não omitiu nenhuma dessas informações aos seus médicos, é um método seguro! agora, se você fuma ou tem varizes, não deveria usar o anticoncepcional como método de prevenção.

Além de serem indicados pra evitar gravidez, esse tipo de formulação do Diane é utilizada para tratar síndrome dos ovários policísticos e melhorar quadros de acne da mulher adulta. Se isso vai mudar alguma coisa em relação à prescrição médica no nosso país? Em nada. Portanto, relaxem. Entrem em contato com sua ginecologista, endocrino ou dermato se quiserem se tranquilizar. Leiam aqui o comunicado da Bayer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário