quarta-feira, dezembro 29, 2010

Pele de Mãe: Unhas Fracas

No caso não é pele de mãe, mas unhas!! Quantas reclamações de unhas que lascam, quebram ou não crescem! E quais os motivos pra isso?Alterações nas unhas podem ter, basicamente, 4 causas principais:

Hereditária: algumas unhas, por determinação genética, não crescem mesmo! Muito comum, também, é o aparecimento de listras, estrias (pois é! Até nas unhas surgem estrias!) que vão se tornando mais evidentes com a idade... Infelizmente, nesses casos, não há nada que possamos fazer!

Infecciosa: a infecção por fungos é mais comum do que imaginamos. Ela pode ir levantando a borda distal da lâmina, fazer surgir uma massinha branca ou esverdeada por baixo e até deixar a superfície porosa, descamando... O exame dermatológico e a pesquisa de fungos é fundamental. A forma mais comum de contaminação é através de material de unha não ou mal esterilizado dos salões de beleza. O melhor é levar o seu material e isso inclui além do alicate, a lixa, o palito e,se possível, até o esmalte! Ah! E leve a sua lixa de pé ou esfoliante,tá? Outro bichinho que muda muito o formato das unhas são as verrugas. Falei delas no post pele de criança,mas são bem comuns nas bordas das unhas das mamães! Ah! E são contagiosas!

Externas: depois que os filhos nascem a gente lava mais roupinha, dá banho nos pequenos, lava mais as mãos, usa o danado do álcool gel vááááárias vezes ao dia... O resultado é um só: unhas mais fracas, que lascam com facilidade. Aquele hábito da manicure de passar uma lixa na superfície pra “igualar”é um horror! O uso da acetona também agride mais que o removedor de esmalte. Ah! Preciso nem falar do hábito de roer as unhas,né?

Internas: anemia, alteração na tireóide, deficiência de vitaminas e sais minerais, diabetes... tudo pode alterar o crescimento e o fortalecimento das unhas. Exames complementares são necessários.

O tratamento vai depender da causa, então uma consulta com o dermatologista é fundamental. Uma alimentação equilibrada, uso de luvas para proteger de agentes agressores como produtos de limpeza e hidratação com cremes próprios para mãos ajuda bastante. Também indico deixar a unha respirar pelo menos uma vez na semana sem esmalte. Evite retirar a cutícula porque esse hábito favorece a contaminação por fungos. Gosto muito também do óleo de cravo e suplementos a base de queratina, exsynutriment e biotina. Mas a determinação da causa é fundamental para um tratamento adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário