quarta-feira, dezembro 08, 2010

Pé Chato

Vieram me dizer que Leo tem pé chato (esse pé delicioso da foto era o dele ainda recém nascido)... Eu respondi que ele ainda era muito pequenininho,então era normal, mas fiquei com a pulga atrás da orelha... Quando deixa de ser normal?
Primeiro, toda criança até os 2 anos tem o pé plano, como é conhecido o pé chato entre os ortopedistas. A curvatura depende do desenvolvimento da musculatura, o que acontece aos poucos. Ou seja, a primeira consulta com o ortopedista pediátrico só deve acontecer por volta dos 2 anos (antes só a pedido do pediatra). Essa é a melhor forma de acompanhar a evolução da curvatura do pé - e de checar o desenvolvimento dos ossos em geral. O ideal é que a criança seja analisada por esse especialista uma vez por ano.
Aquela história da vovó de deixar a criança descalça o máximo possível ajuda muito. Melhor ainda se a criança puder experimentar superfícies diferentes, como a grama, a areia, um tapete fofinho...Correr, brincar e usar sapatos confortáveis (sem salto!!) também ajudam a "moldar" o pé.
Então é o seguinte, o diagnóstico de pé chato só pode ser feito após os 5 anos quando o desenvolvimento muscular da criança já está completo. Nessa fase, indica-se o uso de uma palmilha para uniformizar a distribuição do peso.
Então deixei minhas neuras de lado e ele acabou de chegar da pracinha onde brincou e correu muuuito!

Fontes: Cláudio Santili, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Patrícia Fuchs, ortopedista pediátrica, do Hospital Infantil Sabará (SP)

2 comentários:

  1. Oi Edinha,
    Também já comentaram comigo que o Marcos André pisa p/ dentro c/ um dos pés, mas como ele é muito pequenininho tô observando como ele vai evoluir sem neura.
    Sim, uma coisa que eu ia lhe perguntar, o Léo tá no Pingo né? Vc gosta de lá? Como é o nome da tia dele hein? Tô entre o Pingo e outra escolinha p/ colocar o meu pequeno e queria saber o que vc acha de lá. Bjsss!

    ResponderExcluir
  2. Ele está na Pingo e gosta muito,Andreia. Eu também gosto,acho o pessoal bem atencioso, amoroso...nao me arrependi da minha escolha. Ele está na turma da tia Tati,mas a tia Lu também é um amor! Bjos e boa sorte na escolha!

    ResponderExcluir